Prazo de vacinação da gripe encerra nesta sexta-feira em Teresina

As salas de vacina de Teresina estão abastecidas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) em Teresina, coordenada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), acontece até esta sexta-feira (12). A vacina protege contra os tipos mais comuns da doença, causados pelos vírus H1N1, H3N2 e B e a ausência da imunidade pode levar à morte.

"A gripe pode gerar complicações. A complicação que mais frequentemente leva à hospitalização e até à morte é a pneumonia, que pode ser causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Embora a maioria das infecções por influenza tenha evolução autolimitada, a febre, em geral, é alta (38° C a 40° C), podendo desencadear convulsão febril em crianças. A febre, em geral, dura de três a cinco dias, mas a tosse e a fadiga podem se prolongar por duas semanas ou mais.

As salas de vacina de Teresina estão abastecidas e funcionando normalmente para garantir que todos os grupos prioritários recebam sua dose e fiquem imunizados contra influenza.

O Ministério da Saúde recomendou que a campanha de vacinação se prorrogasse pela segunda vez nos locais que ainda não haviam atingido as metas preconizadas. A meta de Teresina é imunizar 152.358 pessoas.

Todas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde devem se vacinar.

"A influenza pode causar agravo de doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, metabólicas (particularmente diabetes), além de poder desencadear infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral e diversas manifestações neurológicas, daí a importância da vacinação, já que prevenir é sempre a melhor solução", afirma Amariles Borba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES