Prazo para vacinar rebanho contra febre aftosa termina amanhã

A certificação segue até 15 de junho

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criadores de bovinos têm até amanhã, 31, para imunizar seu rebanho contra a febre aftosa. A campanha, que teve início no dia 01 de maio, objetiva imunizar 90% do rebanho do Estado. Após a vacinação os criadores devem se dirigir até a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) para realizar a certificação, que se estende até 15 de junho, de acordo com o calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura.

O coordenador da Unidade de Saúde Animal e Vegetal (USAV) de Picos, Gerlan Vieira, explicou como ocorre a certificação.

“Os criadores devem levar a nota fiscal de compra do produto até o escritório da Adapi onde a sua propriedade é cadastrada. Serão 45 dias para o criador comprar sua vacina e realizar a certificação, caso ele não realize essas ações ou não obedeça aos prazos, o mesmo será multado”, disse o coordenador.

No Piauí cerca de 1 milhão e 600 mil bovinos devem ser vacinados. A Usav de Picos, que atende a municípios atende aos municípios de Picos, Santana, Sussuapara, Monsenhor Hipólito, Vera Mendes, Campo Grande, Francisco Santos, Geminiano, Itainópolis, Santo Antônio de Lisboa e Aroeiras do Itaim possui cerca de 44.506 bovinos.

Campanha anterior

A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa de 2016, garantiu ao Piauí o status de livre de aftosa através da vacinação, uma vez que 90,70% do rebanho em todo o estado foi imunizado. A USAV de Picos atingiu o índice de 91,72% de vacinação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES