Prazo para vacinar rebanho contra febre aftosa termina amanhã

A certificação segue até 15 de junho

Criadores de bovinos têm até amanhã, 31, para imunizar seu rebanho contra a febre aftosa. A campanha, que teve início no dia 01 de maio, objetiva imunizar 90% do rebanho do Estado. Após a vacinação os criadores devem se dirigir até a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) para realizar a certificação, que se estende até 15 de junho, de acordo com o calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura.


O coordenador da Unidade de Saúde Animal e Vegetal (USAV) de Picos, Gerlan Vieira, explicou como ocorre a certificação.

“Os criadores devem levar a nota fiscal de compra do produto até o escritório da Adapi onde a sua propriedade é cadastrada. Serão 45 dias para o criador comprar sua vacina e realizar a certificação, caso ele não realize essas ações ou não obedeça aos prazos, o mesmo será multado”, disse o coordenador.

No Piauí cerca de 1 milhão e 600 mil bovinos devem ser vacinados. A Usav de Picos, que atende a municípios atende aos municípios de Picos, Santana, Sussuapara, Monsenhor Hipólito, Vera Mendes, Campo Grande, Francisco Santos, Geminiano, Itainópolis, Santo Antônio de Lisboa e Aroeiras do Itaim possui cerca de 44.506 bovinos.

Campanha anterior

A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa de 2016, garantiu ao Piauí o status de livre de aftosa através da vacinação, uma vez que 90,70% do rebanho em todo o estado foi imunizado. A USAV de Picos atingiu o índice de 91,72% de vacinação.


Fonte: Picos 40 Graus