Preço dos medicamentos deve subir até 4,5% a partir deste domingo

Câmara que regulamenta o tema estabeleceu esse percentual como teto; farmácias podem reajustar de uma vez ou dividir repasse ao longo do ano

Preço dos medicamentos deve subir até 4,5% a partir deste domingo | Foto: Arquivo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir deste domingo (31), os preços dos medicamentos em todo o país serão reajustados em até 4,5%. Esse limite máximo foi estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e divulgado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). 

💊 FORMAS DE APLICAR O REAJUSTE: As farmácias têm a opção de aplicar o reajuste de 4,5% de uma só vez ou distribuí-lo ao longo do ano. No entanto, até março do próximo ano, quando a Câmara de Regulação deve emitir novas diretrizes, tanto farmácias quanto fabricantes estão proibidos de realizar aumentos superiores a esse percentual. 

💵 AMPLA PUBLICIDADE AOS PREÇOS: Na resolução referente ao reajuste, o conselho estipula que as empresas fabricantes devem garantir uma divulgação abrangente dos preços de seus medicamentos, os quais não podem exceder os valores publicados pela Câmara de Regulação no portal da Anvisa

📉 MENOR AUMENTO DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA: Numericamente, o aumento atual representa o menor desde o início da pandemia de Covid-19 em março de 2020. Naquele ano, o reajuste foi de 4,08%, embora ainda não tenha sido afetado pela pandemia. 

⚠️ COMO DENUNCIAR? Se um consumidor notar que o preço de um medicamento em um estabelecimento está acima do permitido, ele pode enviar uma denúncia à CMED. Nesse caso, é necessário entrar em contato com a Anvisa e fornecer documentos comprobatórios. O órgão regulador, então, encaminha a questão à Secretaria Executiva da CMED e ao Ministério Público para providências adequadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES