Prédio abandonado provoca medo na zona Norte de THE

O Centro de Formação Leão XIII, na Vila Operária, zona Norte da capital, está inutilizado.

CORREDOR/ Prédio está abandonado e sujeira toma conta do espaço. | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Portão cerrado, cadeado quebrado, sensação de abandono de um espaço no meio da cidade. Este é um cenário que poderia descrever muitos prédios da capital. Sem uso, eles servem de abrigo para moradores de rua, ou mesmo para práticas consideradas ilegais. Mas o cenário descrito não é um local qualquer, trata-se do Centro de Formação Leão XIII, na Vila Operária, zona Norte da capital.

O prédio é da Arquidiocese de Teresina e lá já funcionou um centro de atendimento à saúde há 15 anos. No entanto, hoje, uma parte do prédio está desativada. Dona Maria de Jesus, presidente da Associação dos Moradores da Vila Operária, fala que a população teme o uso daquele espaço para fins de drogadição. ?O prédio está caindo aos pedaços, não há uso social para eles. Lá é alvo de bandidagem e tudo que não presta?, conta Maria de Jesus.

Basta um olhar mais atento para o local que é possível perceber o tamanho do prédio, que antes cumpria uma função social e beneficiaria diretamente os moradores do bairro, com atendimento médico. Hoje ele olha aquela parte do prédio e tem receio. ?Tiraram o hospital para deixar o prédio ao relento, aqui não tem quem passe por essa rua, com medo. Mora ali na esquina e por aqui não há movimentação que não seja às terças-feiras, quando tem novena?, conta o homem de 37 anos, que por medo, preferiu não se identificar.

Atualmente, o prédio está dividido entre as atividades da igreja e da Renovação Carismática Católica. No entanto, o outro lado está desativado. Ao entrar no local, a equipe de reportagem se deparou com grades quebradas, teto derrubado e estantes sem uso. O interior do prédio é dividido por salas, onde aconteciam os atendimentos médicos.

Prédio é usado para fins criminosos

Dona Aparecida Oliveira conta que apesar de não ser moradora do local tem a Vila Operária como o seu coração, pois fica ali todos os dias. Na praça da igreja, há alguns passos do Centro de Formação, é o local de onde ela tira seu sustento. Assim, Dona Aparecida fala com um olho nos santinhos que vende e outro atento ao seu redor, que o espaço tem se tornado muito perigoso desde que foi desativado.

Moradores revelam que o prédio além de ser usado pelos usuários de drogas, também serve como espaço, onde adultos aliciam crianças ou pessoas mais novas. ?É possível observar que ali o lugar é utilizado por pessoas que distraem os jovens e os chamam para fazer o que não presta?, conta uma moradora que prefere não se identificar, referindo-se a aliciamento de menores para drogas e práticas sexuais.

Maria Aparecida conta que o local melhorou com o número de guardas que ali foram colocados. No entanto, os moradores falam ainda que a vivência da própria comunidade tem sido tolhida por conta do prédio. Além dos dias de terça-feira, momento de maior movimentação da região, as pessoas não se atrevem a passar pelo local. Uma parte do prédio, onde funcionam banheiros e bebedouros é aberta também durante as missas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES