Prédio de 23 andares no litoral de São Paulo é evacuado por risco de colapso

O Corpo de Bombeiros alertou sobre o risco iminente de queda do Edifício Residencial Giovannina Sarane Galavotti

Prédio no litoral de São Paulo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um prédio de 23 andares e 133 apartamentos precisou ser evacuado com urgência após ser constatado danos estruturais em três colunas. O caso aconteceu nesta terça-feira (13), em Praia Grande, litoral de São Paulo. O Corpo de Bombeiros alertou sobre o risco iminente de queda do Edifício Residencial Giovannina Sarane Galavotti, localizado na Avenida Jorge Hagge, no Bairro Aviação, a uma quadra da praia.

O capitão Thiago Duarte explicou que a prioridade foi garantir a segurança dos moradores, especialmente após a identificação das colunas rompidas. O processo de escoramento está em andamento para distribuir a carga de forma segura entre as colunas não afetadas.

"A primeira preocupação era retirar os moradores", explicou ele em reportagem do g1. "Foram constatadas três colunas rompidas. Agora está sendo feito o trabalho de escoramento para que os esforços das demais colunas [que não sofreram danos] sejam divididos".

A causa dos danos ainda não foi determinada, e a prefeitura anunciou a interdição total do prédio até que o condomínio apresente a documentação técnica necessária. A Construtora JR e o condomínio não responderam às solicitações de contato até o momento.

Medidas imediatas incluíram o escoramento dos pavimentos afetados, do subsolo ao G2, e o esvaziamento da caixa d'água para reduzir a sobrecarga sobre as colunas danificadas.

Moradores relataram ter ouvido um estrondo, levando à evacuação rápida do prédio. Uma moradora, identificada como Valderez Maria Afonso, mencionou que nunca foi informada sobre problemas estruturais e que a evacuação incluiu a retirada de animais de estimação e pertences essenciais.

Este não é o primeiro incidente do tipo na região, com outro prédio evacuado em janeiro de 2023 devido a danos estruturais causados durante uma manutenção periódica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES