Prédio implodido deverá abrigar memorial das vítimas da TAM

Prédio implodido deverá abrigar memorial das vítimas da TAM

Prédio implodido deverá abrigar memorial das vítimas da TAM | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pr?dio da TAM Express, atingido pelo v?o 3054 no dia 17 de julho, o maior acidente da hist?ria da avia??o brasileira, foi implodido ?s 15h30 neste domingo, 5. Em apenas tr?s segundos, o pr?dio foi ao ch?o. A TAM confirmou que o terreno ser? cedido ? Prefeitura para a constru??o de um memorial em homenagem ?s 199 v?timas do acidente.

A implos?o durou tr?s segundos e uma grande nuvem de fuma?a tomou conta da regi?o. Agora, homens e m?quinas trabalham no local dos escombros. Parte do pr?dio da TAM Express n?o chegou a cair na implos?o e deve ser demolida por funcion?rios. Segundo o engenheiro respons?vel pela implos?o, Manoel Jorge Dias, a medida foi intencional para garantir a seguran?a dos pr?dios vizinhos.

A regi?o do im?vel, que fica na Avenida Washington Lu?s, foi interditada por precaus?o. O Aeroporto de Congonhas permaneceu fechado entre 15h15 e 16 horas.

Acessos das avenidas Washington Lu?s e dos Bandeirantes foram bloqueados temporariamente, pouco antes do in?cio e do t?rmino da implos?o. Desde ?s 14h30, foram interditadas as ruas Baronesa de Bela Vista; Bar?o de Suru? e a Ot?vio Tarqu?nio de Souza, e liberadas ?s 16 horas.

O sentido centro-bairro da Avenida Washington Lu?s est? interditado desde o acidente. A CET e a Defesa Civil devem liberar este trecho at? ?s 19 horas, segundo Dias.

Implos?o

O prefeito de S?o Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e dezenas de curiosos se aglomeraram em frente ao pr?dio da TAM Express para acompanhar a implos?o.

Foram utilizados aproximadamente 75 quilos de explosivos em 300 pontos do edif?cio. A empresa que fez a implos?o do pr?dio ? a mesma respons?vel pela destrui??o do pres?dio do Carandiru, em 2002, e do Edif?cio Palace 2, que desmoronou no Rio de Janeiro em 1998.

Em nota, a TAM informou nesta manh? que recebeu a documenta??o dos ?rg?os envolvidos na investiga??o das causas do acidente com o Airbus e com a busca de corpos. Segundo a empresa a?rea, a secretaria de Seguran?a do Estado "informa que encerrou completamente os trabalhos de buscas por v?timas e de seus pertences na ?rea".

Moradores

Os 600 moradores dos 150 im?veis interditados s? poderiam voltar para casa depois das 16 horas, ap?s a limpeza do entulho. Pela manh?, t?cnicos da Defesa Civil distribu?ram folhetos pedindo que os moradores deixassem suas casas - com portas e janelas trancadas -, desligassem a chave geral, o registro de ?gua e g?s, mantivessem os animais presos em lugar seguro (ou que os levassem junto) e que deixassem os ve?culos fora da ?rea interditada.

Os moradores estavam apreensivos com a implos?o, mas queriam a libera??o das ruas interditadas o quanto antes. "A expectativa ? para acabar isso logo. A vida e o tr?nsito devem voltar ao normal porque hoje vivemos um caos", disse Bruno Barros, de 22 anos, morador da regi?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES