Prefeito de Vila Nova do Piauí lança edital para incentivar as festas juninas

Prefeitura de Vila Nova do Piauí fez diferente de vários municípios

Festejos juninos serão organizados em Vila Nova | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os municípios do Piauí já respiram política e festa junina, mas o destaque é para os festejos juninos porque em muitas cidades as atrações começam logo a partir desta semana, inclusive com premiações em dinheiro, e só terminam no final deste mês, enquanto as eleições acontecem apenas em outubro. Muitas prefeituras estão programando festas juninas que vão durar até 14 dias, com o resgate das tradições folclóricas, fogueiras, quadrilhas, danças, forró e animação.

As prefeituras de cidades como Barras, Campo Maior, Luís Correia, Monsenhor Gil, José de Freitas, União, Valença, Oeiras, Piripiri, Miguel Alves, Picos, São João do Piauí, Luzilândia, dentre outras, preparam-se e fizeram extensas e atrativas programações. Alguns municípios, inclusive, participam com quadrilhas e outras manifestações culturais, do Festival Nacional de Folguedos, em Teresina. Em Vila Nova do Piauí, as melhores quadrilhas do festival de Quadrilha Junina vão levar para casa, além de troféus, premiação em dinheiro no valor de até R$ 1.300.

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí divulgou, através da Secretaria de Cultura, o edital do Festival de Quadrilhas do 13º Arraiá de São João Batista, que acontece nos dias 18, 19 e 20 deste mês, no Povoado São João Batista O Arraiá é uma tradicional festa junina, que se destaca mais a cada e integra o calendário de eventos do Estado, cujo objetivo é a integração familiar através da valorização das manifestações populares tradicionais.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o próximo dia 10, na modalidade presencial, na Bi-blioteca Pública Municipal Patativa do Assaré, em Vila Nova, ou via e-mail, através do endereço eletrônico sabvilanova@yahoo.com.br.

Segundo o edital, cada grupo de quadrilha junina, inscrito no festival, terá 25 minutos para realizar sua apresentação e será julgado pelos jurados pelos seguintes itens: Coreografia, Desenvoltura, Harmonia, Figurino e Conjunto. A Comissão Julgadora será composta por três pessoas escolhidas pela Comissão Organizadora.

A cidade de Piripiri se prepara para mais uma edição dos Folguedos da cidade. Humor e arte estão ligados à cultura do piripiriense e, na atual gestão do prefeito Luiz Menezes, isto pode ser percebido nos eventos que são realizados no calendário festivo do município.

Dança será valorizada nos festejos juninos de Piripiri

Durante a realização dos Folguedos de Piripiri deste ano, será priorizada a valorização das danças do município, os artistas da terra como também atrações de ou-tros estados. A abertura será sexta-feira, dia 13, com a participação de músicos locais e danças organizadas pelas secretarias da prefeitura.

No dia seguinte, a banda Líbanos, do Ceará e o concurso de danças da comunidade são as atrações. No dia 15, a banda Clã Brasil, da Paraíba, anima o público e na mesma noite terá a apresentação das danças vencedoras e a entrega da premiação aos vencedores.

Em Campo Maior, a prefeitura realizará mais uma edição da Folia Junina, que reúne arraial com forró pé de serra, concurso de quadrilhas com a participação de grupos de danças de cidades vizinhas e shows com bandas locais. O evento acontece após os tradicionais festejos de Santo Antônio, que teve início no último dia 31 e se estende até esta quarta-feira, quando a cidade recebe milhares de visitantes.

O arraiá estará cercado de barracas com comidas típicas das festas juninas e comidas tradicionais nordestinas. Além dos bolos de milho, mandioca, canjica há aluá e muita aguardente para os mais animados.

O município de Monsenhor Gil também é conhecido por realizar atrativas festas juninas e terá uma extensa programação com muitas atividades. Em Luís Correia, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza também um dos maiores eventos juninos do litoral. Barras promete realizar um grande festival. O Encontro de Tradições Juninas de José de Freitas já está sendo preparado para acontecer ainda neste mês de Junho. A Terra da Linguiça Caseira se transformará num enorme palco de tradições, atrações folclóricas e culturais de todo a região.

O Festival deste ano ressalta o destaque e a valorização dos grupos, artistas e manifestações locais, regionais e nacionais. As equipes de organização já iniciaram os preparativos para elaboração de decoração, estrutura, mobilização de patrocinadores e parceiros.

Os barraqueiros se comprometem a oferecer o melhor cardápio com comidas típicas de São João e ainda muita animação na Praça de Feiras e Eventos Freitas Filho, no centro de José de Freitas. O evento ainda traz em sua programação: shows, barracas de comidas típicas, feira de artes e artesanato, além do já tradicional concurso de quadrilhas juninas, considerado o maior do Território Entre Rios.(R.G.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES