Prefeitura constrói calçadas acessíveis nos bairros de Teresina

Intervenções também estão sendo realizadas no centro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Junto com as obras de pavimentação, a Prefeitura de Teresina está fazendo reformas nas calçadas do Loteamento Green Park, no bairro Gurupi, localizado na zona Sudeste. As calçadas estão recebendo elementos de acessibilidade, como rampas e piso tátil em todas as ruas. O mesmo trabalho está sendo executado no centro e em vários outros bairros da cidade.

No Gurupi, o investimento está sendo de R$ 1,5 milhão, resultado de uma operação de crédito contratada junto à Caixa Econômica Federal, com contrapartida de 5% da Prefeitura.

“Com esse recurso executaremos 15 trechos de ruas, completando assim o calçamento de todo o loteamento. Além da pavimentação, serão feitas as calçadas e toda a sinalização viária com os nomes das ruas de cada cruzamento”, explica o superintendente Executivo da SDU Sudeste, Weldon Bandeira, que destacou que o projeto faz parte do Programa PAC Mobilidade. 

“Essa é uma experiência nova, onde se alia a pavimentação das ruas com a construção das calçadas com rampas de acessibilidade e piso tátil direcional, que está sendo aplicada não somente na zona Sudeste, como também em todas as regiões da capital”, diz.

As novas calçadas atendem aos padrões e critérios da lei complementar nº 4522, segundo a qual a circulação no passeio deve ser feita de forma acessível, autônoma e segura para todas as pessoas, sem limitações de qualquer natureza, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade.

As calçadas acessíveis também estão sendo implantadas no centro de Teresina e nas principais avenidas da cidade. Entre as vias onde estão sendo feitas as alterações estão as avenidas Miguel Rosa, Maranhão e Joaquim Ribeiro; as ruas Coelho de Resende, Desembargador Pires de Castro, Goiás, Governador Tibério Nunes e Mato Grosso.

Os serviços começaram em abril deste ano e devem ser concluídos até outubro, conforme prevê o contrato. Ele explica que a Prefeitura está fazendo três tipos de rampas: rampas simples e duplas nas calçada, e rampas no canteiro central das avenidas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES