Prefeitura de Castelo já capacitou mais de 700 pessoas

ão cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura de Castelo por meio do prefeito, Dr. Zé Maia em parceria com o Ministério da Educação (MEC), do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) coordena a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (PRONATEC). São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.

O PRONATEC/CASTELO acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Castelo do Piauí, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Juventude e UAPI. É ofertado pelo SENAC e conta com uma equipe de coordenação, através de um programa, também do governo federal, chamado ACESSUAS - TRABALHO. Visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos da educação profissional e técnica para os castelenses com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho mais qualificados e com maiores perspectivas de crescimento.

A equipe que coordena o PTONATEC/CASTELO é composta pela coordenadora, Maria do Desterro Reis, e pelos psicólogos Marcos Romenique e Dayane Araújo que são responsáveis pelas atividades propostas, referentes ao PRONATEC e ao ACESSUAS - TRABALHO. O objetivo do programa ACESSUAS-TRABALHO é promover a integração dos usuários da Assistência Social no mundo do trabalho, a partir da mobilização e encaminhamento para cursos e ações de qualificação profissional. As principais atividades realizadas são mobilização, encaminhamento e acompanhamento dos alunos que participam dos cursos oferecidos.

Dentre o público alvo encontram-se: pessoas com deficiência, beneficiários do BPC, jovens e famílias com perfil do plano Brasil Sem Miséria, jovens egressos do PETI/PROJOVEM, adolescentes egressos do sistema socioeducativos ou em conflito com a Lei, indivíduos e famílias residentes em território de risco em decorrência do tráfico de drogas, indivíduos egressos do sistema penal, beneficiários do Bolsa Família, pessoas retiradas do trabalho escravo e mulheres vítimas de violência. Buscamos mobilizar esse público fazendo reuniões nos bairros e escolas, visitas domiciliares e divulgação no rádio visando trazê-los para os cursos a fim de qualificá-los para o mercado de trabalho.

A prefeitura de Castelo no ano de 2013/2014 já ofertou ao todo 26 cursos onde formam formados 741 alunos, sendo 17 desses alunos pessoas com deficiência (física, visual e mental). Segundo o gestor municipal, Dr. Zé Maia as perspectivas para o PRONATEC no município são as melhores, já que temos expectativa de mais uma remessa de cursos ainda no primeiro semestre de 2014. Estamos em trabalho constante, buscando sempre o aprimoramento do atendimento e a resolução de questões que surgem, para melhorarmos nossos índices que já são satisfatórios, e conseqüentemente proporcionar a população do município oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Para esse semestre já estar confirmado a 6º Etapa que irá contemplar cinco cursos num total de 130 vagas distribuídas nos respectivos cursos; Almoxarife carga horária de 180h com 30 vagas; Auxiliar de Pessoal carga horária de 180h com 30 vagas; Inglês Intermediário carga horária de 160h; Espanhol Intermediário carga horária de 160h e 20 vagas. As pré-matrículas irão iniciar no mês de Maio e as aulas começarão em Junho.A coordenadora do PRONATEC/CASTELO, Maria do Desterro, relatou que a prefeitura estar aguardando a confirmação dos cursos que serão iniciados no segundo semestre de 2014.

Confira a relação dos cursos ofertados pelo PRONATEC BSM/Castelo do Piauí:

1º Etapa:

Recepcionista carga horária de 160 h com 30 vagas; Maquiador carga horária de 160 com 15 vagas; Vendedor carga horária de 160 h com 29 vagas; cabeleireiro assistente carga horária com 240h com 15 vagas; Manicure e Pedicure carga horária com 160h com 15 vagas;

2º Etapa:

Saladeiro carga horária de 160h com 15 vagas; Operador de Caixa carga horário de 160h com 30 vagas; Auxiliar Administrativo carga horária com 150h com 27 vagas; Auxiliar de Recursos Humanos com carga horária de 180h com 30 vagas; Cuidador de Idoso carga horária de 160h com 25 vagas; Promotor de Vendas carga horária de 160h com 30 vagas para Zona Rural contemplado a Localidade Açude da Mão Cortada; Pizzailo carga horária de 160h com 15 vagas; Depilador carga horária de 160h com 20 vagas.

3º Etapa:

Auxiliar de Tesouraria carga horária de 160h com 30 vagas; Operador de Supermercado carga horária 200h 30 vagas; Desenhista de Modas carga horária de 160h com 20 vagas; Saladeiro carga horária de 160h com 20 vagas; Cuidador Infantil carga horária de 160h com 25 vagas; Auxiliar de Cozinha carga horária 160h com 15 vagas; Camareira em meios de Hospedagem carga horária de 200h com 20 vagas.

4º Etapa:

Auxiliar de Pessoal carga horária de 200h com 30 vagas; Recepcionista de serviço de saúde carga horária de 240h com 30 vagas; Costureiro carga horária de 240h com 15 vagas; Trabalho Doméstico carga horária de 200h com 20 vagas; Almoxarifado carga horária de 200h com 20 vagas; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos carga horária de 240h com 30 vagas.

5º Etapa:

Auxiliar de Secretaria Escolar carga horária de 180h com 30 vagas; Auxiliar de Recursos Humanos carga horária de 180h com 30 vagas; Libras carga horária de 160h com 20 vagas; Inglês carga horária de 160 horas com 20 vagas; Espanhol carga horária de 160h com 20 vagas; Recepcionista carga horária de 160h com 20 vagas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES