Prefeitura de SP quer pagar população para utilizar bicicleta

Apesar de ambiciosa, a medida não deverá representar gastos extras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de São Paulo deverá pagar um auxílio a quem for trabalhar de bike. A medida, proposta pelo vereador José Police Neto, havia sido aprovada em primeira votação na Câmara Municipal. Caso seja aprovado definitivamente, o projeto pode entrar em vigor já no próximo ano, permitindo que um maior número de pessoas adote a bike como meio de transporte diário.

Embora não haja uma previsão oficial de valores Espera-se que sejam oferecidos entre R$ 4 e R$ 8 por dia aos usuários, segundo disse Police Neto ao PEGN. O novo sistema deverá utilizar o “bilhete mobilidade”, que estará conectado a um aplicativo capaz de monitorar o horário e a distância percorrida e realizar uma equivalência destes dados para um valor em créditos.

A previsão é de que os ciclistas possam acumular créditos no “bilhete mobilidade” e solicitar o depósito dos valores em conta bancária a cada quatro meses ou duas vezes ao ano, de maneira semelhante ao que é feito através da Nota Fiscal Paulista. Outra possibilidade é de que os créditos acumulados sejam usados para troca por produtos, serviços ou no pagamento de outros meios de transporte, como ônibus, táxi ou Uber.

Apesar de ambiciosa, a medida não deverá representar gastos extras aos cofres públicos, pois a verba destinada ao projeto deverá sair do valor dos subsídios que hoje são destinados às empresas de ônibus. A medida pode incentivar outras capitais brasileiras a investir mais em transportes sustentáveis e permitir que mais trabalhadores adotem a magrela nos deslocamentos do dia-a-dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES