Prefeitura de Teresina estuda ações para conter violência

A intenção é implantar um programa semelhante ao Pacto pela Vida

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para contribuir com a elaboração da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, ocorreu na manhã de quinta-feira (07), no auditório da Casa da Cultura, no centro da capital, o encontro técnico que reuniu lideranças comunitárias de várias regiões da cidade, membros dos comitês gestores dos CEUs Norte e Sul e do Parque Lagoas do Norte e ainda, a convite da Prefeitura de Teresina, o professor José Luís de Amorim Rattom, especialista em segurança. Rattom é um dos mentores do Pacto Pela Vida, projeto responsável pela redução violência em Pernambuco entre os anos de 2007 a 2014.

De acordo com o Prefeito de Teresina, Firmino Filho, a intenção é implantar um programa semelhante ao Pacto pela Vida, a partir da criação da Guarda Municipal, a fim de reduzir a violência em seus vários âmbitos sociais.

“Nós temos um grupo de trabalho que está cuidando da Secretaria de Defesa Social, que vai ter a responsabilidade de cuidar da guarda municipal e da Defesa Civil, assim como cuidar dos projetos de combate as drogas na nossa cidade.

E pegaremos o projeto Pacto pela Vida do governo de Pernambuco que reduziu os indicadores de violência no estado nos últimos 10 anos. Nós temos a presença do professor Rattom, que é professor da Universidade Federal de Pernambuco na Área de Sociologia e que foi um dos mentores deste projeto”, explica o prefeito.

A elaboração da Secretaria de Segurança Pública em Teresina deverá ser realizada entre o poder público e as comunidades, pegando como modelo, a experiência vivida em Pernambuco, para que se possa fazer as devidas adequações.

É o que acrescenta Firmino Filho. “Esperamos que esse seja mais um subsídio importante para criação da nossa Secretaria de Defesa Social e estamos aqui para aprender as lições desse modelo que deu certo” destaca.

Durante a palestra, o professor José Luís de Amorim Rattom alertou sobre a questão de dar oportunidades a quem se encontra em situação de vulnerabilidade social, dando oportunidades, como facilitar a entrada no mercado de trabalho e outros.

“É importante que se ampliem e intensifiquem os programas e os projetos voltados para as crianças, adolescentes, mulheres e ainda programas de mediação de conflitos. Porque, por exemplo, o jovem que sai do sistema prisional, o que têm para ele? Nada.

E em muitos casos encontram as drogas como a saída. Para isso devem-se criar medidas de prevenção para quando ele voltar à comunidade não retornar à criminalidade, dando a ele oportunidades, como emprego, acompanhamentos com psicológicos e de grupos de assistências”, sugere o professor José Rattom.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES