Prefeitura de Teresina realiza evento para debater mudanças climáticas

O ClimaTHE23 surge de uma necessidade da Prefeitura de Teresina de dialogar com a sociedade para tornar a cidade capaz de lidar com extremos causados pelas mudanças climáticas.

PMT realiza evento para debater mudanças climáticas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina tem avançado em estudos e ações para analisar os efeitos das mudanças climáticas na capital, bem como trabalhado no enfrentamento desta realidade. Para isso, através da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, foi incluído no calendário do município, a partir deste ano, um evento focado em analisar e trabalhar os efeitos das mudanças climáticas na capital, o ClimaTHE 23.

O ClimaTHE23 surge de uma necessidade da Prefeitura de Teresina de dialogar com a sociedade para tornar a cidade capaz de lidar com extremos causados pelas mudanças climáticas, decorrentes das elevadas taxas de emissões de gases do efeito estufa por diversos setores como Indústria, Transporte, Energia, Resíduos e AFOLU (sigla em inglês para Agricultura Florestas e Uso do Solo). Neste ano, o ClimaTHE é pautado em 4 eixos principais: mudanças climáticas, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.

Prefeitura de Teresina realiza evento para debater mudanças climáticas

O evento será realizado no dia 20 de Março, no Cine Teatro UFPI, e contará com palestras, mesa redonda e apresentações dos resultados do inventário de gases de efeito estufa e da análise de vulnerabilidade da capital.

Para avançar de forma assertiva nas discussões, a Prefeitura traz para este evento, o Secretário Municipal do Clima de Niterói/RJ, Luciano Paez, a primeira secretaria do clima em nível municipal do Brasil. A programação será gratuita, mas as inscrições são limitadas e devem ser feitas através do site institucional da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (https://semplan.pmt.pi.gov.br/).

Leonardo Madeira, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente e coordenador da Agenda Teresina 2030/Semplan, aponta que a apresentação dos resultados obtidos por meio dos estudos é apenas um passo para o tamanho do desafio que se apresenta.

“A Agenda Teresina 2030 entende que os efeitos das mudanças climáticas já estão transformando nossa sociedade e é necessário, de maneira urgente, compreender os seus efeitos e criar medidas de mitigação e/ou adaptação. Por isso, inserimos esta pauta no calendário da cidade e anualmente vamos ter eventos como esse”, pontuou.

Durante o evento, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, deve assinar um decreto de inovação, que regulamenta a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e urbanística no Município.

Parcerias

O ClimaTHE23 será uma realização da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), CAF (sigla em inglês para Banco de Desenvolvimento da América Latina); Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Centro de Tecnologia (CT/UFPI); Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (CESU/UFPI); Centro de Liderança Pública (CLP); Prefeitura de Niterói; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM); Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) e Consórcio CODEX/ ICare.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES