Prefeitura de Timon decide prorrogar restrições contra a Covid-19

O comércio de rua pode funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h até às 17h. Os shoppings centers podem iniciar o funcionamento das 10h até 21h.

tyi | fyu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Timon decidiu prorrogar o decreto com medidas restritivas devido ao aumento de casos e óbitos pela Covid-19. O documento foi publicado na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial do Município. A medida mantém as restrições no funcionamento de atividades não essenciais na cidade vizinha maranhense. 

De acordo com o documento, a partir de hoje até o domingo o (28), seguirão proibidas a autorização e realização de qualquer evento que gere aglomeração como shows, funcionamento de boates, atividades esportivas, confraternizações, festas de casamento, seja em ambiente aberto ou fechado. O comércio de rua pode funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h até às 17h. Os shoppings centers podem iniciar o funcionamento das 10h até 21h. No final de semana, dias 27 e 28, as lojas estão proibidas de funcionar.

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Timon

Além disso, o novo decreto prevê um horário diferenciado no funcionamento dos seguintes estabelecimentos:

  •  Academias  06 às 21h dos dias 22 a 26 de março 

  • Panificadoras e padaria  06 às 21h dos dias 22 a 28 de março

  •  Supermercados/mercearias e afins  07h às 21h de 22 a 28 de março

  •  Hortifrutigranjeiros, feiras livres, mercados e CEASA  05h às 16h de 22 a 28 de março

  •  Farmácias TEMPO INTEGRAL de 22 a 28 de março

  •  Distribuidoras de material de construção e medicamentos – TEMPO INTEGRAL de 22 a 28 de março

  •  Delivery de alimentação e bebidas  06h às 23h dos dias 22 a 28 de março

  •  Serviços médicos hospitalares e veterinário TEMPO INTEGRAL de 22 a 28 de março

  •  Autoescolas  8h às 17h dos dias 22 a 26 de março

  •  Açougues e lojas de carne  06h às 17h dos dias 22 a 28 de março

  •  Postos de gasolina TEMPO INTEGRAL de 22 a 28 de março

  •  Indústrias  TEMPO INTEGRAL de 22 a 28 de março

  •  Bancos No horário definido em regulamentação específica

  •  Lotéricas  9h às 21h dos dias 22 a 26 de março

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes e balneários podem funcionar de segunda (22) a quarta-feira (24),até 21h, sendo proibido som mecânico ou música ao vivo, e realização de festas dentro dos estabelecimentos e no entorno.

De quinta-feira (25) até domingo (28) bares, restaurantes, trailers, lanchonetes e balneários não podem abrir ao público. Os estabelecimentos só poderão funcionar nos sistemas de delivery e drive-thru.

O decreto condiciona o funcionamento dos estabelecimentos ao cumprimento dos protocolos sanitários, como aferição de temperatura, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. A fiscalização fica a cargo da Vigilância Sanitária Municipal, DMTrans, Guarda Civil Municipal, Procon, SLU, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Segurança, Conselho Tutelar, em conjunto com as Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.

Timon decide prorrogar medidas restritivas (Reprodução)

Lei seca nos supermercados

No sábado (27) e domingo (28) os supermercados, mercados e congêneres só poderão comercializar gêneros alimentícios, produtos de higiene, de limpeza, ficando proibida a venda de eletrodomésticos, eletrônicos, artigos de vestuário, bebida alcoólica, e outros produtos considerados não essenciais. A lotação nos estabelecimentos também não deve ultrapassar 50% da capacidade física.

Atividades presenciais nos órgãos municipais

De 22 a 28 de março ficam suspensas as atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Municipal, com exceções de pastas específicas como a Secretaria de Saúde. O decreto dispensa da modalidade presencial servidores integrantes do grupo de risco.

Feriado

O Governo do Maranhão decidiu antecipar para esta sexta-feira (26) o feriado estadual de adesão do Maranhão à Independência do Brasil. Portanto, caberá aos lojistas e seus sindicatos definirem se abrirão ou não o comércio no dia 26.

Atividades religiosas

Cultos, missas e demais atividades religiosas podem ser realizadas desta segunda-feira (22) até 28 de março, com ocupação máxima de 30% na capacidade do templo ou congênere.

Com informações da Prefeitura de Timon



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES