Prefeitura de Timon participa do Outubro Rosa e reúne mulheres em evento

Mulheres a partir de 40 anos devem se submeter ao exame clínico

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite desta quinta-feira (16) a abertura do Outubro Rosa. A solenidade aconteceu na Fundação Cidadania e contou com ginástica laboral e apresentações artísticas dos jovens integrantes do projeto beija-flor. Um dos convidados foi o mastologista Marizon Armstrong que relembrou à plateia a importância do diagnóstico prévio. “O Outubro Rosa é uma tentativa de educar para saúde, através de diversas ações culturais e educativas. O câncer de mama se rastreado na sua fase inicial tem uma possibilidade grande de cura, 60% das mulheres se curam. E dentre as que são diagnosticadas 90% não tem fator de risco”, enfatizou o médico.

Mulheres a partir de 40 anos devem se submeter ao exame clínico. De 50 a 69, além do exame clínico também devem fazer a mamografia, que pode ser a cada 1 ou 2 anos. Depende das orientações médicas. Timon tem hoje mamógrafo e profissionais especialistas em constante treinamento. Outro fator relevante para o sucesso da cura é manter o tratamento e seguir a risca as orientações médicas. “Prevenção e promoção na saúde juntamente com a atenção primária são fatores importantes para a saúde. Temos trabalhado para melhorar isso no nosso município através de campanhas, mobilizações que ajudamos a população a se conscientizar. A saúde é para todos com acesso e atendimento de qualidade e humanizado”, relembrou a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Rita Porto.

O Secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá, reforçou a relevância da prevenção. “Esta é a nossa segunda edição do Outubro Rosa e cada vez que fazemos esse tipo de ação sabemos que acendemos uma luz, que chamamos a atenção para algo importante. Nossos resultados são fruto de uma ação conjunta. Chamem as suas vizinhas e familiares para fazerem o exame. Devemos também ser propagadores, incentivar. Precisamos cuidar da nossa gente”.

As mulheres que desejarem fazer o exame devem se dirigir ao Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM), aquelas que já têm a partir de 50 anos não precisam de encaminhamento médico, as mais jovens devem solicitar do médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro a requisição.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES