Prefeitura de Timon renova programa Saúde na Escola

As escolas contempladas executam atividades educativas direcionadas para a promoção de saúde e prevenção de doenças, por meio da articulação entre equipe escolar e da saúde.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os secretários municipais de Saúde, Márcio Sá, e de Educação, Samuel Rodrigues de Timon, assinaram, nesta quarta-feira (15), o termo de renovação do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem o objetivo promover ações preventivas em saúde para as crianças e adolescentes da educação básica.

O PSE é uma iniciativa já adotada pelo município, executada por meio da união de esforços das duas secretarias. Na prática, as escolas contempladas executam atividades educativas direcionadas para a promoção de saúde e prevenção de doenças, por meio da articulação entre equipe escolar e da saúde.

Secretários municipais de Saúde, Márcio Sá, e de Educação, Samuel Rodrigues (Foto: Assessoria)

Na oportunidade, além da renovação, os secretários ampliaram a cobertura do programa para 81 escolas, incluindo todas as creches do município e um colégio estadual. O número de unidades educacionais contempladas saltou de 69 para 81, sendo 13 destas localizadas na zona Rural.

O PSE estipula treze ações a serem adotadas nas escolas. Entre elas: verificação da situação vacinal, saúde bucal, saúde ambiental, promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção à obesidade, à violência e dos acidentes, de doenças negligenciadas, dentre outras.

“É determinação da prefeita Dinair Veloso trabalharmos sempre as parcerias, esse vínculo da saúde nas escolas. Muitas vezes as mães e os pais não têm tempo de levar os filhos aos postos de saúde, e a saúde dentro da escola vai facilitar com toda certeza essas ações”,destaca o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

O secretário municipal de Educação, Samuel Rodrigues, ressalta que o PSE também impacta na melhoria da presença dos estudantes nas escolas.

“Esse programa tem uma importância muito grande, porque umas das maiores dificuldades que temos nas escolas ainda é a infrequência dos alunos. E quando a gente faz a prevenção da saúde, nós temos esses estudantes frequentando as escolas”,diz Samuel Rodrigues.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES