Prefeitura deixa de transportar resíduos de grandes empresas em THE

Existem empreendedores que não têm característica domiciliar

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SEMDUH), vai deixar de transportar resíduos de grandes geradores de resíduos, como shoppings, supermercados e grandes empresas.

Muitos desses empreendimentos que se enquadram no especificado pela legislação - que não produzem lixo domiciliar - estão se instalando nas zonas Norte e Leste da capital, além dos que já existem em outras zonais.

A partir de agora, empreendedores que produzirem acima de 60 kg de lixo por dia deverão pagar pelo serviço. Ou para a própria Prefeitura Municipal de Teresina, ou para empresas privadas que poderão realizar o serviço. Essa medida vai otimizar a coleta domiciliar e gerar receita para o município.

"Não é obrigação do município prestar esse serviço, quando não é coleta domiciliar. Um resíduo domiciliar é produzido dentro das atividades de uma residência. Existem empreendedores que não têm característica domiciliar, pela nossa lei e pela Política Nacional, ele é obrigado a pagar uma taxa à Prefeitura ou outra empresa", declara Vicente Moreira, secretário executivo da SEMDUH.

A medida já foi amplamente divulgada pela secretaria. "Essa lei trata de tributos, que só podem ser cobrados 90 dias após a publicação. Mesmo assim, publicamos no Diário Oficial uma notificação para quem não se enquadrar nos requisitos da lei. Nós paramos a coleta, e só vamos voltar se as pessoas pagarem essa taxa", completa Moreira.

Ainda segundo Vicente Moreira, a geração de emprego e renda também ganha com as novas condutas. Uma empresa espanhola, inclusive, deve se instalar na capital para fazer o serviço de forma privada, como já tem acontecido em outras. A PNRS é regida pela Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e de leis dos próprios municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES