Prefeitura derruba 200 barracos em Fortaleza

Inicialmente estão sendo retiradas as ocupações desabitadas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 200 casebres que formam a Favela do Pau Fininho, localizada em ?rea de Preserva??o Permanente (APP) da Lagoa do Papicu, foram desmontados, ontem, numa a??o do Munic?pio, cumprindo decis?o judicial. O desmonte come?ou por volta das 5 horas e envolveu, no primeiro momento, os barracos que pertenciam a pessoas ainda n?o cadastradas pela Prefeitura de Fortaleza para serem beneficiadas pelos programas habitacionais.

Inicialmente est?o sendo retiradas as ocupa?es desabitadas. M?veis e eletrodom?sticos ser?o removidos para os locais indicados pelas fam?lias ou ser?o guardados no dep?sito da Secretaria Executiva Regional (SER) II, se assim desejarem os propriet?rios.

A equipe social da Funda??o de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) est? fazendo a identifica??o das fam?lias que devem receber ajuda de custo do Munic?pio. Em paralelo, a construtora licitada pelo ?rg?o, far? uma cerca ao redor do local onde acontecer?o as obras de habita??o e urbaniza??o da Lagoa do Papicu que beneficiar?o fam?lias j? cadastradas.

A obra contar? com 488 novas moradias mais 134 melhorias habitacionais, al?m de 612 a?es de regulariza??o fundi?ria e implanta??o de equipamentos comunit?rios. O recurso ? de R$ 14 milh?es e o prazo de execu??o ? de um ano.

Segundo o promotor do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Raimundo Batista de Oliveira, a opera??o foi resultado do acatamento da decis?o judicial, de iniciativa do juiz da 3? Vara da Fazenda P?blica, Francisco Mart?nio Vasconcelos, ao acatar den?ncia do Minist?rio P?blico.

O secret?rio interino da SER II, Humberto J?nior, disse que tanto a desocupa??o quanto o desmonte foi previamente discutido com a comunidade. Ele acrescentou que, para a derrubada dos casebres, foram mobilizados cerca de 300 policiais da Pol?cia Militar, entre efetivos da Companhia de Choque da Cavalaria, al?m de servidores municipais da Empresa Municipal de Limpeza e Urbaniza??o (Emlurb), Guarda Municipal, AMC e Habitafor.

Durante o desmonte, foram acionados ainda dois tratores com p?s mec?nicas, uma retroescavadeira, 12 caminh?es ca?ambas e cinco caminh?es ba?s. Essas viaturas destinaram-se a reunir m?veis e utens?lios dos moradores, a fim de serem deslocados para qualquer local de Fortaleza indicado pelos propriet?rios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES