Prefeitura discute elaboração de um mapa da violência na cidade

Objetivo é conseguir indicativo da vulnerabilidade social

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina está discutindo ações para a elaboração de um diagnóstico participativo da violência em toda a cidade, especialmente na área de intervenção do Programa Lagoas do Norte, com foco na população juvenil. O objetivo é conseguir um indicativo da vulnerabilidade social da região para, a partir de então, traçar planos de combate à violência.

O coordenador do Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, Samuel Silveira, avalia a importância da ação. “A Prefeitura de Teresina tem buscado mecanismos de combate à violência na capital. A segurança, claro, é o alicerce da sociedade e traçar um mapa da violência nos dá um direcionamento de como agir, buscando sempre o bem estar da população. O Mapa da Violência é insumo essencial para elaboração e avaliação dos planos e estratégias de enfrentamento à violência, possibilitando ponderar a situação e a evolução da mortalidade violenta nos diversos locais do Brasil”, declara.

O diagnóstico deve mapear os problemas e potencialidades da zona Norte, analisar os dados dos delitos existentes, pesquisa com jovens da região e apresentação das possíveis ações. “Com base nos dados coletados e na pesquisa com jovens, o diagnóstico deverá apresentar uma lista preliminar de possíveis ações, focadas sobretudo na população juvenil, que podem ser implementadas, fortalecidas ou expandidas para reduzir e prevenir a violência, em especial na região do Lagoas do Norte”, finaliza Samuel Silveira.

A ação é uma realização da Prefeitura de Teresina, através da parceria entre as secretarias municipais de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), por meio do Programa Lagoas do Norte, e de Juventude (SEMJUV); e a Coordenação Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES