Prefeitura do Rio de Janeiro proíbe uso de celulares em sala de aula e no recreio

Conforme o comunicado assinado pelo prefeito Eduardo Paes, os dispositivos só serão permitidos antes da primeira aula e após a última

Prefeitura do Rio de Janeiro proíbe uso de celulares em sala de aula e no recreio | Rovena Rosa/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (2), a Prefeitura do Rio de Janeiro emitiu um decreto que impõe restrições ao uso de celulares nas escolas da rede municipal. Conforme o comunicado assinado pelo prefeito Eduardo Paes, os dispositivos só serão permitidos antes da primeira aula e após a última, com exceção de situações especiais. Embora o decreto já esteja em vigor, seus efeitos serão aplicados após um prazo de 30 dias, conforme estipulado no texto. A Secretaria Municipal de Educação deverá ainda elaborar um ato normativo para regulamentar essa medida. 

PROIBIÇÃO NO RECREIO

A restrição ao uso de celulares se estende tanto para dentro da sala de aula quanto para os intervalos entre as aulas, incluindo o recreio. A exceção é feita apenas para a Educação de Jovens e Adultos, onde será permitido o uso de celulares nos intervalos.

O decreto estabelece que os celulares e outros dispositivos eletrônicos devem ser guardados na mochila ou bolsa do aluno, devendo estar desligados ou no modo silencioso, sem vibração. Entretanto, o documento permite que a equipe escolar adote outras estratégias, se preferir. Em caso de desrespeito à proibição, os professores estão autorizados pelo decreto a advertir os alunos e restringir o uso dos dispositivos em sala de aula.

EXCEÇÕES

Apesar da proibição geral, os professores têm permissão para sugerir o uso de celulares e dispositivos eletrônicos para atividades pedagógicas, como pesquisas, leituras ou acesso a materiais educativos adicionais. Além disso, os alunos com deficiência ou condições de saúde que requerem o uso desses dispositivos para monitoramento ou assistência podem mantê-los em funcionamento na escola.

A utilização dos dispositivos também pode ser liberada em situações em que a cidade estiver classificada nos estágios operacionais 3, 4 e 5 pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Esses estágios são acionados em circunstâncias que afetam significativamente a rotina da cidade, como fortes chuvas, causando alagamentos ou incidentes graves relacionados ao trânsito, ou à segurança pública.

Antes de a prefeitura publicar o decreto, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma consulta pública sobre a proibição, que contou com mais de 10 mil contribuições. Segundo a secretaria, o resultado foi de 83% de respostas a favor, 6% contrárias e 11% parcialmente favoráveis.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES