Prefeitura e UFPI firmam convênio para castração gratuita de cães

A partir de hoje (5), famílias de baixa renda podem fazer cadastro.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O convênio para a castração gratuita de cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda foi lançado hoje (5) pela Prefeitura de Teresina e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento aconteceu na sede do Centro de Zoonoses da capital.

Para Firmino Filho, o convênio dá sequência aos diálogos que já existiram junto às Organizações de Proteção aos Animais, comunidades e gestores públicos. “Esse convênio nos permite iniciar o trabalho de castração, que para nós é uma honra fazê-lo em parceria com uma instituição como a UFPI. Mas o diálogo em torno dos cuidados com os animais não se encerra aqui. Esse é apenas o primeiro passo. Agora temos que gerar resultados e avançar em outras áreas e, assim, avançarmos no respeito aos animais e melhorarmos ainda mais a saúde pública da cidade como um todo”, afirmou o prefeito.

Logo após o carnaval, a partir do dia 11, a Gerência de Zoonoses de Teresina (Gezoon) realizará o cadastro das pessoas que desejarem castrar seus animais e que atendam aos critérios de cadastramento. “A pessoa não precisa trazer o animal até a Gerência de Zoonosoes, apenas seus documentos pessoais. Concomitantemente ao cadastro já marcaremos o dia e horário da castração do animal. O procedimento de castração acontecerá no Hospital Veterinário da UFPI (Universidade Federal do Piauí)”, explicou Oriana Bezerra, gerente do Centro de Zoonoses de Teresina.  

As famílias com até um salário mínimo; as que estão em situação de vulnerabilidade social (falta de saneamento básico, moradia inadequada, desemprego e em áreas de situação de risco epidemiológico); as inscritas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Passe Livre, Tarifa Social de Energia, Minha Casa Minha Vida, PETI, Projovem Adolescente, outros) tem total prioridade para realizar o cadastro que possibilita castrar gratuitamente os animais domésticos. Idosos e/ou portadores de necessidades especiais também são prioridade no programa de castração, além de famílias de áreas consideradas prioritárias conforme analise técnicas da FMS/ Gezoon.

“Basta alguém da família se dirigir até o Centro de Zoonoses com documentos que comprovem os critérios exigidos e realizaremos o cadastro e a marcação da castração do animal”, disse Oriana Bezerra. A meta para o primeiro ano é realizar 80 castrações de animais machos e fêmeas por mês. As castrações acontecerão aos finais de semana no Hospital Veterinário Universitário da UFPI.

O principal papel da FMS no convênio será o de realizar o cadastramento dos donos, procurando também elaborar ações voltadas aos animais de comunidade conforme a demanda e indicadores epidemiológicos. Também será responsabilidade do órgão o esclarecimento aos proprietários sobre condições de mobilidade ao Hospital Veterinário, compartilhamento de relatórios e repasse financeiro.

“O convênio para a castração de cães e gatos está dentro de um programa, que tem todo um contexto educativo que conta com campanhas que visam chamar a atenção das pessoas para o fato de que elas precisam criar seus animais com responsabilidade e não abandonarem seus bichos. Temos que implantar a cultura do zelo com os animais domésticos”, explanou o pró-reitor de extensão da UFPI, Miguel Cavalcante.

No convênio à UFPI competirá a disponibilização de professores/orientadores, residentes e estudantes de graduação em Medicina Veterinária para receber os animais aptos, realizar os procedimentos cirúrgicos de castração e pós-operatório, fornecendo o material necessário à realização do procedimento no seu Hospital Veterinário.

Ao cadastrar o animal no Programa de Benefício de Castração de Animais Domésticos o proprietário do animal também assinará um termo de compromisso assumindo a responsabilidade sobre o animal, de levá-lo para tratamento médico-cirúrgico e pegá-lo após alta médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES