Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Prefeitura elabora Plano de Contingência para período chuvoso

Prefeitura de Teresina já elaborou um Plano de Contingência

Compartilhe

As altas temperaturas registradas durante quase todo o ano já ensaiam uma trégua com as primeiras chuvas que começaram a chegar em Teresina. Ciente da situação, a Prefeitura de Teresina já elaborou um Plano de Contingência para o período chuvoso, que traz as diretrizes dos trabalhos que serão realizados pela administração municipal para minimizar os impactos das chuvas.

O documento traz as medidas que serão executadas nas mais diversas frentes. Segundo o tenente Sebastião Domingos, agente de Defesa Civil Municipal, são detalhadas as ações emergenciais e também os trabalhos de rotina de cada órgão. “A Defesa Civil é um órgão articulador. Fazemos o trabalho de assistência às famílias atingidas pelas chuvas em parceria com os mais diversos órgãos, a nível federal, estadual e também municipal”, explicou.

O levantamento realizado para a elaboração do Plano traz, por exemplo, que em Teresina existem cerca de 50 áreas consideradas de risco e que são monitoradas frequentemente. “Em algumas dessas áreas há problemas com o próprio relevo, que são percursos das águas, e em outras há problemas de ocupações irregulares e moradias precárias”, explica o tenente. Ainda de acordo com ele, a Prefeitura já tem um cadastro prévio das famílias que estão nessa situação e fazem mapeamentos e monitoramento das áreas. “Uma vez mapeada a área, fazemos o monitoramento e também as ações educativas, de que tipo de comportamento as pessoas podem adotar para evitar essas situações de risco e quem devem procurar”, pontua.

Em caso de emergências, pelo menos dois números são disponibilizados para contato direto da população. O 190 do Corpo de Bombeiros, que funciona 24 horas, e ainda o da Defesa Civil Municipal, que é o 3215-7531, que funciona até às 13h.

Na parte de assistência às famílias, a Prefeitura de Teresina atua por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), através do Programa Cidade Solidária, que possui duas linhas de atuação: Família Solidária e Residência Solidária. Na Família Solidária a pessoa acolhida indica um familiar ou amigo que pode lhe receber enquanto a situação de risco perdura e a Prefeitura repassa uma ajuda de custo no valor de R$ 180,00. Já na Residência Solidária a pessoa identifica um imóvel no valor de até R$ 180 para alugar e a Prefeitura arca com a despesa por seis meses. Nas duas situações a família recebe cesta básica, kit limpeza e kit acolhimento. O trabalho é feito em parceria com a Defesa Civil, SDUs, SEMDUH e SEMTCAS.

Além disso, a Prefeitura, através das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), também está intensificando o trabalho de limpeza das ruas, com desobstrução de bueiros e galerias para facilitar o escoamento das águas. Esse é um trabalho em que a população também deve fazer sua parte fazendo o descarte correto do lixo.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar