Prefeitura elabora Plano de Contingência para período chuvoso

Prefeitura de Teresina já elaborou um Plano de Contingência

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As altas temperaturas registradas durante quase todo o ano já ensaiam uma trégua com as primeiras chuvas que começaram a chegar em Teresina. Ciente da situação, a Prefeitura de Teresina já elaborou um Plano de Contingência para o período chuvoso, que traz as diretrizes dos trabalhos que serão realizados pela administração municipal para minimizar os impactos das chuvas.

O documento traz as medidas que serão executadas nas mais diversas frentes. Segundo o tenente Sebastião Domingos, agente de Defesa Civil Municipal, são detalhadas as ações emergenciais e também os trabalhos de rotina de cada órgão. “A Defesa Civil é um órgão articulador. Fazemos o trabalho de assistência às famílias atingidas pelas chuvas em parceria com os mais diversos órgãos, a nível federal, estadual e também municipal”, explicou.

O levantamento realizado para a elaboração do Plano traz, por exemplo, que em Teresina existem cerca de 50 áreas consideradas de risco e que são monitoradas frequentemente. “Em algumas dessas áreas há problemas com o próprio relevo, que são percursos das águas, e em outras há problemas de ocupações irregulares e moradias precárias”, explica o tenente. Ainda de acordo com ele, a Prefeitura já tem um cadastro prévio das famílias que estão nessa situação e fazem mapeamentos e monitoramento das áreas. “Uma vez mapeada a área, fazemos o monitoramento e também as ações educativas, de que tipo de comportamento as pessoas podem adotar para evitar essas situações de risco e quem devem procurar”, pontua.

Em caso de emergências, pelo menos dois números são disponibilizados para contato direto da população. O 190 do Corpo de Bombeiros, que funciona 24 horas, e ainda o da Defesa Civil Municipal, que é o 3215-7531, que funciona até às 13h.

Na parte de assistência às famílias, a Prefeitura de Teresina atua por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), através do Programa Cidade Solidária, que possui duas linhas de atuação: Família Solidária e Residência Solidária. Na Família Solidária a pessoa acolhida indica um familiar ou amigo que pode lhe receber enquanto a situação de risco perdura e a Prefeitura repassa uma ajuda de custo no valor de R$ 180,00. Já na Residência Solidária a pessoa identifica um imóvel no valor de até R$ 180 para alugar e a Prefeitura arca com a despesa por seis meses. Nas duas situações a família recebe cesta básica, kit limpeza e kit acolhimento. O trabalho é feito em parceria com a Defesa Civil, SDUs, SEMDUH e SEMTCAS.

Além disso, a Prefeitura, através das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), também está intensificando o trabalho de limpeza das ruas, com desobstrução de bueiros e galerias para facilitar o escoamento das águas. Esse é um trabalho em que a população também deve fazer sua parte fazendo o descarte correto do lixo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES