Prefeitura estuda retomada gradual das atividades econômicas em THE

De acordo com o prefeito, a ideia é gerar um planejamento para uma eventual saída do atual estágio de isolamento social, com protocolos corretos para o retorno das atividades.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina iniciou há cerca de duas semanas uma discussão com as entidades representativas de empresários, industriais e trabalhadores para planejar uma eventual retomada das atividades econômicas da cidade. Todas as medidas adotadas levarão em conta as determinações da OMS (Organização Mundial da Saúde), de forma a garantir padrões mínimos de segurança para todos durante a pandemia do novo coronavírus.

Em seu Twitter, Firmino Filho ressalta que a capital completou um mês de quarentena e que apesar dos dias difíceis, vivemos em um paradoxo no combate à doença em Teresina. “Reagimos rapidamente. Fizemos uma quarentena rápida e, mesmo com toda indisciplina, ela funcionou.  E isto cria um FALSO clima de tranquilidade”, escreve. 

De acordo com o prefeito, a ideia é gerar um planejamento para uma eventual saída do atual estágio de isolamento social, com protocolos corretos para o retorno das atividades. "O processo exige o respeito a algumas condicionantes, baseadas nas regras gerais da Organização Mundial da Saúde (OMS); na capacidade de atendimento do sistema hospitalar, especialmente UTIs; e na velocidade de disseminação do vírus para que possamos ter modelos de previsão mais acurados”, explicou o prefeito Firmino Fillho.

O planejamento vai levar em conta também as pesquisas sanitárias que estão em andamento em Teresina, que incluem testes para a COVID-19.  “O objetivo é conhecer a situação da pandemia na cidade, já que a testagem ainda é insuficiente e não há dados concretos sobre o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus”, ressalta o professor Washington Bonfim, membro do Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus-COVID-19 da Prefeitura de Teresina.

Bonfim também integra um grupo formado pelo prefeito para manter o diálogo com representantes dos empresários e dos trabalhadores. Esse grupo inclui os secretários de Governo, Fernando Said; de Finanças, Francisco Canindé; e de Educação, Kleber Montezuma.

Economia e saúde 

Para Firmino, não adiantaria abrir o comércio sem critérios, para em duas semanas, ter que fechar tudo devido a Covid-19. “Como tenho dito, Economia e Saúde não são dissociáveis. Não adianta abrir sem critério as atividades econômicas para, em duas semanas, ter que fechar tudo e estender de forma ainda mais rigorosa a situação de isolamento social. A experiência mundial tem nos mostrado isso”, afirma. 

No entanto, o prefeito reafirma que é necessário haver um cenário seguro para tal coisa. “Não podemos ter a arrogância de achar que Teresina apresentará um cenário totalmente diferente de todo mundo, especialmente depois do que estamos vendo em Manaus, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. Quando tivermos a total segurança de que a pandemia está sob controle e a cidade suporta o retorno de qualquer atividade e consequentemente um possível reflexo no número de casos de Covid-19 e suas complicações, assim o faremos”, finaliza. 

Com informações da PMT



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES