Prefeitura fiscaliza obstrução irregular de calçadas em Teresina

De acordo com a Prefeitura, as fiscalizações têm sido recorrentes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Código de Postura do Município tem norteado os trabalhos de fiscalização na região leste da cidade por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste). Com o intuito de regular a ocupação do espaço público, a desobediência da lei resulta em advertência e punição quem a inflige.

De acordo com o gerente de Controle e Fiscalização, Lupércio Medeiros, as construções ou reformas que avançam nas calçadas e diminuem o espaço regulamentado em lei é vedado.

“Mas se o empreendimento estiver dentro dos limites da propriedade privada é permitida a construção do espaço para estacionamento. O que não pode é a obstrução da calçada pública fazendo com que o pedestre desvie sua rota e vá para via pública, correndo o risco de sofrer acidentes, porque a calçada está obstruída seja com carro, material de construção, ou qualquer outro objeto”, disse.

Segundo o gerente, quando a empresa tem interesse de implantar estacionamento para os clientes, ela deve incluir no seu projeto um recuo mais do que o normal, exatamente para permitir o estacionamento de veículos e assim, não obstruir o passeio da calçada.

“Ou seja, se o estabelecimento quer que o seu cliente estacione na frente do empreendimento, ele tem que fazer no momento da construção um recuo dentro dos limites da sua propriedade para que o carro seja corretamente estacionado, não obstruindo a calçada, ou seja, deixando o passeio livre”, explicou Medeiros.

Controle

A fiscalização na zona leste é recorrente, de acordo com a gerência responsável. Só no ano passado foram 92 multas no tocante à ocupação de passeio público, e no primeiro semestre de 2016 foram registradas 38 multas ao todo. Lupércio Medeiros lembra que medidas de controle tentam, rotineiramente, diminuir esses casos, mas que a população deve ter consciência sobre o assunto. “Para fazer reclamações e colaborar com o nosso trabalho, os munícipes podem usar o numero (086) 3215 7875 e O (086) 3215 7874, nosso horário de funcionamento acontece de segunda à sexta, das 7:30 às 13:30 horas”, lembrou.

Multa

As notificações referentes à obstrução e ocupação do espaço público geram multas que variam de R$ 190,53 a 635,10. Segundo superintendente da SDU Leste, a sociedade precisa seguir o Código de Posturas do Município para evitar esse tipo de situação e colaborar com a Prefeitura. “A intenção é que haja um planejamento organizado da cidade, com maior interesse que o empreendedor esteja legalizado. O interesse não é multar, é regularizar”, enfatizou Francisco Canindé. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES