Prefeitura inicia instalação das armadilhas de Combate ao mosquito da Dengue

Prefeitura inicia instalação das armadilhas de Combate ao mosquito da Dengue

Prefeitura inicia a instalação das armadilhas de Combate ao mosquito da Dengue | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manh? desta quarta-feira, o presidente da Funda??o Municipal de Sa?de, Jo?o Orlando Ribeiro Gon?alves deu in?cio ? grande opera??o da Tropa de Elite contra a Dengue. Na Pra?a do parque Alvorada, na Zona Norte de Teresina, estiveram reunidos, al?m de t?cnicos da Funda??o, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Wilton Mendes; o presidente do Sindicato dos M?dicos, Dib Tajra; a diretora de planejamento da Agespisa, Socorro Salles e o superintendente da SDU Sudeste Jo?o P?dua.

"No ano de 2007 foram constatados 600 casos de dengue por 100 mil habitantes e em 2008 queremos diminuir este n?mero e para isto estamos distribuindo 4.000 mil armadilhas. Pelo menos 12 mil im?veis dever?o ser pesquisados nessa primeira etapa do trabalho, que ? de verificar o n?vel da infesta??o de mosquito adulto nos diferentes bairros da cidade, informou Jo?o Orlando.

Os mais de 280 agentes de endemias come?aram as visitas ?s casas. ?N?s vamos colocar as armadilhas, verificar poss?veis focos de criadouros de mosquito e, em 24 horas, o agente volta ?s resid?ncias para recolher as armadilhas e fazer a aspira??o e contagem de mosquito por armadilha?, acrescentou Romualdo Esp?ndola, gerente do Centro de Zoonoses da FMS.

Todos os bairros de Teresina ser?o pesquisados. A cidade foi dividida em 28 extratos para que os bairros sejam todos contemplados com a investiga??o. As casas s?o visitadas aleatoriamente. O agente coloca a armadilha, faz a pesquisa de criadouros e, no dia seguinte, faz a aspira??o dos locais onde tenham sido capturados mosquitos adultos da Dengue. ?O principal dessa metodologia ? a parte educativa junto ? popula??o, que vem em seguida. S? sabendo onde est?o os locais de maior incid?ncia do mosquito poderemos ser mais eficazes nas nossas a?es de preven??o?, acrescentou o presidente da Funda??o destacando que a imprensa ? fundamental neste trabalho, para divulgar o que deve ser feito e orientar a popula??o para a import?ncia da presen?a dos agentes de sa?de nas resid?ncias

A presidente da Associa??o das mulheres do Parque Alvorada, Concei??o Lima, disse que tem acompanhado o trabalho dos agentes de sa?de, que a prefeitura tem feito sua parte, mas a popula??o tem que ajudar, permitindo a entrada dos agentes em suas casas e seguindo as orienta?es para evitar a prolifera??o do mosquito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES