Prefeitura inicia pesquisas de turismo no aeroporto de Teresina

O objetivo é avaliar o perfil do turista que visita Teresina e dos teresinenses que viajam e calcular a receita e a despesa gerada

Prefeitura inicia pesquisas de turismo no aeroporto de Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em parceria com a CCR, empresa administradora do Aeroporto Senador Petrônio Portela, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), iniciou na quarta-feira (16), uma Pesquisa de Turismo Receptivo, no salão de embarque, e uma Pesquisa de Turismo Emissivo, no salão de desembarque, além de aplicações de questionários no saguão principal. O objetivo é avaliar o perfil do turista que visita Teresina e dos teresinenses que viajam e calcular a receita e a despesa gerada pela atividade turística.

A equipe da coordenação de Turismo da SEMDEC está em campo nos turnos da manhã e tarde, para aplicar 800 questionários no total das duas pesquisas, durante sete dias da semana. Com essa abrangência, será possível incluir nas pesquisas os diferentes perfis entre as pessoas que viajam no meio da semana e as que viajam nos finais de semana.

“O turista que vem a Teresina durante a semana tem um perfil completamente diferente daquele que chega nos finais de semana”, explicou o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros. “Com uma abrangência de sete dias, será possível evitar a tendência nas pesquisas e ter resultados mais fidedignos, como, por exemplo, a certeza de que o turista vem a Teresina motivado por três razões: negócios, eventos e saúde”, finalizou.

Segundo informações da coordenação de Turismo da SEMDEC, em 2019 Teresina recebeu 919 mil turistas, gerando uma receita superior a R$ 800 milhões. Nos dois anos seguintes, o fluxo e a receita despencaram 50%, por conta da pandemia, e, em razão disso, a SEMDEC vem desenvolvendo esforços para retomar o fluxo aos patamares anteriores à Covid-19.

Em 2022, de acordo com a evolução mensal, o movimento de passageiros no Aeroporto dá sinais de que até o final do ano estará superando os dois anos anteriores. Entre janeiro e setembro, por exemplo, 670 mil passageiros embarcados e desembarcados já superaram a quantidade de 2020 e os números dos três últimos meses que restam, em 2022, devem ajudar a fechar o ano superior a 2021.

A SEMDEC monitora o fluxo turístico que chega ou que sai de Teresina há oito anos, quando as pesquisas iniciaram. Utilizando os resultados coletados no portão de embarque do Aeroporto, são identificados o volume de turistas que visitam a capital e a receita gerada por essas visitações. Por outro lado, os questionários aplicados nos passageiros que estão no portão de desembarque revelam quantos teresinenses viajaram e qual foi o gasto realizado fora da cidade.

Prefeitura inicia pesquisas de turismo no aeroporto de Teresina - Foto: Reprodução

A diferença entre Receita e Despesa turísticas revela se o turismo em Teresina é superavitário ou deficitário. Antes da aplicação do questionário, os pesquisadores identificam quem é turista e quem é de Teresina, para poder aplicá-los corretamente. Os resultados devem ser divulgados até o dia 10 de dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES