Prefeitura investiga possíveis imóveis abandonados no Torquato Neto

Os imóveis abandonados, provenientes de programas habitacionais, sejam remanejados para famílias em situação de desabrigo

Prefeitura investiga possíveis imóveis abandonados no Torquato Neto | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, declarou, nesta sexta-feira (7), que a Prefeitura de Teresina está fazendo um levantamento das unidades habitacionais abandonadas na cidade, especialmente na região do Torquato Neto, zona sul.

Segundo o secretário, a determinação do prefeito Doutor Pessoa é que os imóveis abandonados, provenientes de programas habitacionais, sejam remanejados para famílias em situação de desabrigo.

O secretário Edmilson Ferreira, que também é coordenador do Comitê Emergencial de Ações de Combate aos Alagamentos, informou que, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, atualmente temos 424 famílias desabrigadas em Teresina por causa das chuvas.

Outra alternativa que está sendo viabilizada pela Prefeitura de Teresina é o mapeamento de terrenos municipais para a construção de residências - Foto: Ascom

“Nós estamos buscando diversas alternativas. Essas famílias desabrigadas estão sendo encaminhadas para o projeto Cidade Solidária, que contempla o Aluguel Social e o Programa Família Acolhedora, e também estão sendo alojadas em abrigos provisórios como ginásios de escolas. Essas famílias estão recebendo cestas básicas, kits de higiene e demais materiais necessários para atravessar esse momento difícil. O prefeito Doutor Pessoa está bastante preocupado com essa situação, até porque com a continuidade do período chuvoso, o número de famílias desabrigadas tende a aumentar em Teresina. Por isso, estamos buscando diversas alternativas para solucionar o problema de forma definitiva”, enfatizou o secretário.

O gestor destacou que os apartamentos e casas do Loteamento Parque Brasil não estão desocupados. “Todas as moradias do Parque Brasil já têm dono e mesmo que haja algum abandono, existe uma lista de espera para esses imóveis e ainda um perfil a ser seguido. Então, o prefeito iniciou um diálogo com a Caixa Econômica Federal para avaliar outros imóveis, de outros programas habitacionais, anteriores ao Loteamento do Parque Brasil, para verificar se existe situação de abandono. Caso exista a determinação é que a gente ocupe esses imóveis com as famílias desabrigadas”, destacou.

Outra alternativa que está sendo viabilizada pela Prefeitura de Teresina é o mapeamento de terrenos municipais para a construção de residências. Atualmente as equipes já mapearam três terrenos e agora a Prefeitura busca recursos junto ao governo federal para iniciar a construção dessas moradias.

“As assistentes sociais da Prefeitura de Teresina estão monitorando todas as famílias atendidas neste momento. As casas que queremos construir serão destinadas a essas famílias em situação de desabrigo. O prefeito está muito preocupado com essa situação e temos feito reuniões diárias, no início e no final do dia, para averiguar as ações que têm sido feitas e dar novos encaminhamentos”, afirmou o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES