Prefeitura lança campanha contra abandono de animais em Teresina

Solicitação das entidades que desenvolvem o trabalho de proteção

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por solicitação das entidades que desenvolvem o trabalho de proteção aos animais em Teresina, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), lançou, na manhã de ontem (4), no Palácio da Cidade, a campanha “Abandono ou Adoção- Você escolhe de que lado está”.

A ação do executivo municipal tem como objetivo conscientizar a população para a adoção séria dos animais domésticos. O prefeito Firmino Filho participou da solenidade de lançamento e ressaltou que falta comprometimento das pessoas em entender que cães e gatos devem ser tratados de forma responsável.

“Quando o animal traz as obrigações, muitas pessoas preferem descartá-los no meio da rua e isso provoca um problema não só para o animal, mas para a comunidade como um todo. Os animas passam a ser vetores de doenças”, alerta o prefeito Firmino Filho.

O chefe do executivo municipal adiantou que a prefeitura está firmando parcerias com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) para que o procedimento de castração seja oferecido de forma gratuita às famílias carentes e impeça que mais cães e gatos sejam abandonados.

A advogada Juliana Castelo Branco, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil- seccional Piauí, considera que a parceria entre os órgãos públicos e as associações que desenvolvem a proteção animal é de fundamental importância para a diminuição dos casos de maus-tratos.

“Teresina é uma metrópole com mais de 1 milhão de habitantes. Imagina o tanto de cães e gatos que existem na cidade em situação de abandono? Já era tempo dessa união ser firmada para esse problema diminuir”, coloca Juliana.

A campanha vai distribuir em escolas da rede privada, pública estadual e municipal folhetos educativos que tratam sobre a adoção, castração de cães e gatos.

Os panfletos também alertam que abandonar e maltratar animal é crime, previsto na Lei Federal 9.605/98, com pena de detenção e multa.

Em um segundo momento, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Semam estará nos bairros da capital distribuindo material da campanha e orientando a população a não abandonar os animais.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Aluísio Sampaio, ressalta que é preciso respeitar os animais e que a conscientização das pessoas deve ser feita o quanto antes.

“Essa campanha será desenvolvida nas escolas para que as crianças já cresçam defendendo as causas ambientais”, disse. A campanha “Abandono ou Adoção- Você escolhe de que lado está” integra as comemorações do aniversário de 163 anos de Teresina.

Protetores de animais consideram campanha da PMT "um avanço"

Representantes de organizações não-governamentais que trabalham com a proteção e resgaste de animais participaram da solenidade de lançamento da campanha.

De acordo com Zélia Soares, presidente da ONG Guardiões dos Direitos dos Animais do Piauí (GDAPI), a ação da prefeitura de Teresina é considerada "um avanço".

"Ora, se formos avaliar, no ano passado não tínhamos expectativa alguma que uma campanha como essa fosse lançada. É algo inédito", fala Zélia. A ONG Guardiões desenvolve ações de conscientização e tem em média 84 pessoas associadas.

A médica veterinária Roseli Pizzigatti, presidente de uma das maiores entidades de proteção animal do Piauí, Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), afirma que o problema do abandono de animais se repete em todo Brasil.

"Falta sensibilidade das pessoas em saber que o animal sofre com o abandono. Acho que fazendo campanhas e chamando atenção para o controle de natalidade dos cães e gatos estamos no caminho certo", disse Roseli.

A Apipa abriga atualmente 250 gatos e 80 cães, todos disponíveis para a adoção. A campanha da Prefeitura orienta que as pessoas interessadas em adotar os bichos procurem as ONGs por meio das fan pages das associações nas redes sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES