Prefeitura leva ação ambiental e de educação em saúde para z. norte

As atividades fazem parte do projeto Lagoas Ambiental.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comunidade do bairro Nova Brasília, zona Norte da capital, teve à disposição na manhã desta sexta-feira (31) ações de educação em saúde e educação ambiental. As atividades fazem parte do projeto Lagoas Ambiental, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina na área de abrangência do Programa Lagoas do Norte.

Um mutirão de limpeza na Lagoa do Mazerine aconteceu concomitantemente à exposição de estandes com materiais informativos de educação ambiental e em saúde em frente à Unidade Básica da Nova Brasília, onde a comunidade pode apreciar um café da manhã, palestras e obter mudas de planta para arborizar suas residências.

“A atividade de hoje tem como objetivo principal trabalhar a educação ambiental e em saúde com as famílias que vivem no entorno da Lagoa do Mazerine. Estas lagoas aqui da região Norte da cidade estão com um volume de material orgânico muito alto. Pensando então em deixar esses ambientes mais saudáveis, desenvolvemos ações como essa de hoje”, falou Conceição Ferreira, coordenadora social do Programa Lagoas do Norte.

Ela enfatizou ainda que o papel dos envolvidos na ação ao redor da lagoa também é conscientizar as pessoas, para que elas tenham a consciência de que são responsáveis pelo ambiente em que vivem e que precisam estar atentas em deixá-lo sempre limpo. “Queremos que, além das áreas ao redor das lagoas, os ambientes domiciliares também fiquem limpos e preservados para evitar proliferação de doenças”, disse.

Após o momento de interação com a comunidade em frente à UBS local, equipes da prefeitura percorreram as casas da região levando materiais informativos de educação em saúde e realizando uma pesquisa. “A pesquisa visa saber como as famílias usam a água e qual o destino da mesma. O objetivo é identificarmos se existe alguma doença de veiculação hídrica sendo disseminada aqui na área”, explicou Júlia Santos, do Núcleo de Educação em Saúde da FMS.

A região ao redor da Lagoa do Mazerine recebeu arborização, onde foram plantadas 40 mudas de árvores frutíferas, como por exemplo, acerola, ata e açaí. A população também recebeu mudas de plantas, cerca de 150 unidades, que foram distribuídas no evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES