Prefeitura propõe pacto com o governo do Estado para compra de vacinas

De acordo com o prefeito, o consórcio não tem o objetivo de tirar o protagonismo do governo federal no processo, apenas autoriza que as cidades também auxiliem na compra dos materiais.

Avalie a matéria:
RTU | RTU
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, doutor Pessoa iniciou diálogo com o governador do Piauí, Wellington Dias para a formação de uma parceria administrativa no sentido de viabilizar a compra de vacinas contra o coronavírus. Pela proposta apresentada pelo chefe do poder executivo municipal, a prefeitura bancaria financeiramente 50% do valor dos imunizantes adquiridos pelo governo do Estado.

O prefeito de Teresina, doutor Pessoa envia até esta sexta-feira (12) à Câmara Municipal, projeto de lei autorizativo para possibilitar a adesão da cidade ao consórcio de municípios para a compra de vacinas contra o coronavírus de forma direta. Mais de 1.700 municípios brasileiros já manifestaram interesse em aderir ao consórcio público para compra de vacinas contra a COVID-19. 

Foto: Divulgação/ Semcom

Até esta quinta-feira (11), o vacinômetro da Fundação Municipal de Saúde (FMS) contabiliza 49.727 mil doses aplicadas na capital piauiense. Sendo 75,2% da vacina do Instituto Butantan e 24.8% da Fiocruz.

De acordo com o prefeito, o consórcio não tem o objetivo de tirar o protagonismo do governo federal no processo, apenas autoriza que as cidades também auxiliem na compra dos materiais.

“Desde o início da pandemia eu como prefeito de Teresina venho trabalhando fortemente para combater o coronavírus. Hoje eu estou propondo ao governador do Piauí que a prefeitura e o Estado se unam para adquirir os imunizantes. O consórcio que estamos integrando será fundamental para agilizarmos o processo de vacinação dos teresinenses. Não queremos tirar a responsabilidade principal do governo federal de compra e a do governo estadual que faz a distribuição. Mas essa é a hora de todos darmos as mãos e quanto mais entes envolvidos e realizando esforços para o combate ao coronavírus melhor será”, declarou doutor Pessoa.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES