Prefeitura vai indenizar avó de garoto que foi discriminado

Em laudo, médico afirmou que menino era gay porque usava cabelo comprido

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, foi condenada a pegar R$ 4 mil, por danos morais, para a avó de um garoto que foi discriminado em um posto de saúde da cidade. Este valor deve ser corrigido com juros e correção monetária. Em primeira instância, a Justiça havia decidido que não era possível comprovar comentários vexatórios.

De acordo com o processo, a avó levou os quatro netos ao Posto de Saúde Municipal Morumbi II para obter declaração sobre a saúde das crianças. O documento era necessário para fazer a matrícula deles em uma creche. Durante o atendimento, e na frente de outras pessoas, o médico afirmou que uma das crianças era homossexual porque tinha cabelos compridos. Ainda conforme o processo, o médico disse que daria a declaração se a avó cortasse os cabelos da criança.

No formulário, o médico escreveu que a criança era hermafrodita e que ?menina tem que usar vestido, ter o cabelo comprido e brinco na orelha, e homem tem que usar sapato, calça, camisa e cabelo curto repartido do lado, senão ele era gay?.

A creche não aceitou a matrícula da criança e solicitou uma nova declaração. Diante da recusa, a avó tirou a roupa da criança e mostrou que não havia nenhuma anormalidade com o neto.

A avó recorreu à Justiça alegando que a ação do médico proporcionou-lhe momentos de sofrimento e humilhação.

Segundo a desembargadora relatora do recurso, Dulce Maria Cecconi, ?(...) o Superior Tribunal de Justiça vem reconhecendo a figura do dano moral reflexo, que consiste no sofrimento imposto a pessoas próximas da vítima direta que experimentaram os efeitos lesivos da ofensa.?

Ela afirmou também que o conjunto probatório formado nos autos revela que o médico agiu de forma discriminatória e vexatória em relação à avó e o neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES