Prêmio Piauí Inclusão Social 2013: Centro de apoio livra crianças das drogas em THE

O perigo de envolvimento de adolescentes com drogas fez com que uma mulher resolvesse interceder e ajudar

Crianças participam de atividade do Centro de Apoio que promove inclusão | Jonathan Dourado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele?, a frase é do filósofo prussiano Immanuel Kant, e demonstra que a educação é o principal instrumento de transformação social. Através da educação é possível modificar vidas e transformar a realidade daqueles que nasceram sem nenhuma perspectiva de um futuro melhor.

Foi esta a ferramenta escolhida pela técnica de enfermagem Maria Lurdes de Oliveira, ou melhor, a Lurdinha para transformar a vida de crianças e adolescentes carentes da zona Norte de Teresina. Hoje ela coordena o Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente (CACA), mas quem visita o centro não sabe que tudo começou embaixo de uma árvore do Bairro Satélite.

Há duas décadas Lurdinha se deparou com uma situação preocupante. Crianças e adolescentes estavam entrando para o mundo das drogas, e como ela viu todos eles nascerem, não se conformava em vê-los degradar morrer, foi quando decidiu iniciar um reforço escolar embaixo da árvore da casa da irmã.

?Muitos vizinhos me criticaram, mas como sou técnica de enfermagem, eu acompanhei o nascimento de cada criança e para mim era muito doloroso ver que outras pessoas estavam matando aqueles jovens, e decidi resgatá-los através da educação.

O projeto começou com doze adolescentes, e nos reuníamos para dar aula de reforço, mas com o tempo esse número foi aumentando?, contou dona Lurdinha.

Com o passar dos meses a comunidade foi notando a importância daquele ato. Quando já tinha oitenta crianças e adolescentes participando, com idade entre 04 e 13 anos, o padre cedeu um espaço da igreja para a realização das reuniões, o que proporcionou uma formação religiosa, porém com o número de jovens crescendo dia após dia a igreja ficou pequena.

?Nós passamos um ano utilizando o Centro Paroquial, pois a árvore ficou pequena e o padre se prontificou em deixar que nos reuníssemos lá. Era realizada evangelização e palestras sobre drogas, sexo, doenças sexualmente transmissível, além da importância em não se envolver com o mundo do crime, e essa orientação foi responsável por permitir que eles se tornem cidadãos conscientes?, explicou.

O CACA começa a ser construído

O que era para ser apenas uma aula de reforço, foi se ampliando com o passar dos anos até que surgiu a necessidade de criar um espaço para atender toda aquela demanda.

Com o falecimento dos pais, Lurdinha herdou o terreno em que ficava a casa deles, mas não tinha recursos para construir o centro que atualmente transforma a vida de crianças e jovens através da educação e cultura.

Mesmo diante de tantas dificuldades, Lurdinha sempre soube que um dia iria realizar o sonho da comunidade. "Eu sempre tive fé em Deus e sempre soube que ele colocaria pessoas iluminadas no meu caminho, a doutora Onesima foi a primeira que nos ajudou bastante e sempre foi muito solícita, além de nos dar ideias de atividades a serem desenvolvidas com as crianças", contou.

Ainda segundo Lurdinha, a pediatra estava com câncer e faleceu seis meses depois, mas a família dela decidiu ajudar aquele projeto, pois sabia como era muito importante para a médica modificar a vida daqueles jovens.

"Quando ela partiu ficamos tristes, mas sabíamos que ela seria nosso anjo da guarda, como realmente foi, pois para atender a sua vontade o seu marido, o doutor Nascimento, resolveu dar continuidade aos seus planos e conseguiu recursos para a construção de três salas, dois banheiros, cozinha e dispensa, iniciando assim o nosso centro", relatou.

O centro estava construído, mas faltava as instalações elétricas e hidráulicas, além do reboco e piso, foi quando apareceu mais um anjo na vida daquelas crianças, Jamilton Lopes, ele é presidente de uma ONG e resolveu se engajar naquela causa tão nobre, que é salvar vidas através da educação.

"Nos conhecemos em um encontro e começamos a conversar sobre os nossos projetos, quando contei sobre as dificuldades que estávamos enfrentando, ele se prontificou em nos ajudar, organizou uma feijoada e arrecadou R$ 7000, que foram utilizados nos acabamentos necessários.

As pessoas dizem que sou mãe desses alunos, e eu sempre digo que o Jamilton é o pai, pois ele nos ajudou muito e continua ajudando", afirmou Lurdinha.

CACA também oferece oficinas e palestras

Capoeira, pelotão mirim, futebol, dança, teatro, coral são as oficinas realizadas nos finais de semana para ocupar o tempo dos alunos que fazem parte do CACA.

Atualmente 124 jovens recebem aula de reforço escolar e participam das oficinas. O centro que fica localizado no Bairro Satélite, também recebe crianças das vilas Madre Teresa, Paraíso, Firmino Filho, Porto do Centro e Parque Universitário.

?95% dos alunos que recebemos no CACA estão em situação de extrema pobreza, em alguns casos moram com os avós, a mãe é presidiária ou fugiu de casa, então eles veem no centro um lugar para esquecer seus problemas.

Muitos dos alunos almoçam aqui e vão para escola, e a nossa relação é de família mesmo, e fico triste por não conseguirmos atender toda a demanda, já que atualmente temos uma fila de espera?, relatou dona Lurdinha.

O centro também avalia o boletim de todos os alunos para saber como está o desempenho na escola.

Para dona Lurdinha esta é a parte essencial, pois é quando o centro avalia os avanços na escola e as disciplinas que merecem mais atenção nas aulas de reforço. ?Esse acompanhamento é importante para saber se eles estão frequentando a escola, suas notas, se estão tendo dificuldade?, explicou.

"Ser voluntário faz bem", dizem colaboradores do Centro

Não há nada mais gratificante do que fazer o bem ao próximo, e essa sensação é bem conhecida pelos voluntários Maria do Livramento, Maria de Jesus e José Carlos Alves.

Os três atuam há algum tempo no CACA e garantem que o melhor pagamento é o sorriso estampado no rosto daquelas crianças, que veem no Centro uma oportunidade de ter um futuro melhor.

"Eu estava desempregada quando a Lurdinha me chamou para ajudá-la a cuidar das crianças, eu logo aceitei, e hoje me sinto muito feliz por cuidar do lanche deles, pois percebo como é importante para eles participar do Centro, e me orgulho em ser uma das responsáveis por ajudar a manter este centro em funcionamento", disse Maria do Livramento.

Para acompanhar a educação do neto de perto dona Maria de Jesus Dornelo resolveu se tornar voluntária, e ajudar na cozinha no período da tarde. "Adoro conversar com as crianças, pois noto como o meu trabalho é importante para elas. Quando eu entrei foi para acompanhar meu neto, mas hoje tenho vários deles", afirmou.

O estudante de administração José Carlos Alves viu no centro uma oportunidade de compartilhar o conhecimento que adquiriu com aquelas crianças. Há dois meses atuando como professor de reforço, o jovem afirma que a determinação para aprender é a maior recompensa no seu trabalho.

"Quando o rapaz que trabalhava aqui teve que sair eu logo pedi para me tornar um voluntário, pois vi uma oportunidade de ajudar estas crianças, que também tem me ensinado bastante, logo a força de vontade e a determinação para aprender me dão força para continuar, até porque a história de vida deles não é diferente da minha", comentou José Carlos.

Iniciativa modifica vidas através da educação

"A tia Lala (Lurdinha) é como uma mãe para a gente", assim foi definida a idealizadora do projeto pela jovem Karioly Silva, de 12 anos. Ela participa do centro desde pequena e afirma que a vontade de crescer na vida surgiu da motivação dada todos os dias pelos voluntários, que se dedicam dia e noite para que aquelas crianças vejam na educação uma oportunidade de modificar a realidade que estão inseridos.

"A fé e as palavras de incentivo da tia Lalá são as maiores responsáveis por nos motivar. Assim como eu, muitas crianças não convivem com os pais e perdem um pouco a esperança, mas depois que começamos a frequentar o centro notamos que existe uma oportunidade de vencer na vida, e esta oportunidade está na educação", garantiu Karioly.

O adolescente Antoniel Sousa, de 15 anos, depois de passar anos estudando no Centro, resolveu ajudar as crianças da comunidade. Como o reforço escolar é apenas para quem está cursando o ensino fundamental, o jovem não queria deixar o Centro e se tornar voluntário foi a maneira encontrada para continuar e ajudar outros jovens.

"Hoje eu ensino e participo das atividades, mas acredito que a maior lição que aprendi aqui foi a importância do amor ao próximo e a paciência para ensinar. Se todas as pessoas fossem como a tia Lalá, o mundo seria um lugar bem melhor", garantiu o adolescente.

O Centro de Apoio a Criança e a Adolescente modifica há vinte anos a vida de crianças e jovens, que poderiam ter um futuro totalmente diferente se não tivessem conhecido o amor e a vontade de ensinar da dona Lurdinha.

Incluir vidas através da educação é o que motiva a vida da técnica de enfermagem, que não mede esforços para plantar no coração daquelas crianças a esperança de um futuro melhor.

Trabalho do Centro consegue mobilizar toda a comunidade

A proposta inicial era oferecer aulas de reforço escolar para os jovens carentes da comunidade, mas com o passar dos anos essas atividades foram se ampliando, e hoje envolvem os pais e moradores da região, que participam a cada 45 dias de palestras com médicos, dentistas e outros profissionais que tratam de variados temas.

As atividades visam fortalecer o vínculo familiar com o centro, pois a educação é um processo que ultrapassa a barreira da escola e deve ser iniciada dentro de casa.

"Nós temos uma relação muito próxima, pois se alguém adoece nós levamos para o hospital; se algum deles está com problemas em casa, nós conversamos com ele e com a família, e essa amizade é importante, até porque queremos que eles se sintam bem aqui", afirmou a diretora do CACA.

Uma relação que dona Elisângela Martins faz questão de cultivar, ela que é mãe do pequeno Diogo Gabriel, de 10 anos, conta que o filho depois que passou a frequentar o Centro melhorou seu desempenho na escola e adora participar das atividades desenvolvidas nos finais de semana.

"Aquela velhinha (Lurdinha) é uma abençoada, pois tudo que ela pode fazer por nossos filhos ela faz como se fosse para alguém da sua família. Diogo participa do Pelotão Mirim aos sábados e vem empolgado, o que nos tranquiliza, pois sabemos que ele não está nas ruas correndo o risco de se envolver com o terrível mundo das drogas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES