Preocupado com Previdência? Saiba como se aposentar com Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma opção interessante para juntar dinheiro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabe como acumular dinheiro para garantir uma aposentadoria confortável usando os títulos públicos do Tesouro Direto? Aprenda a combinar o tipo certo de título com o prazo que você tem até parar de trabalhar. 

O país discute fazer uma reforma da Previdência e pode ficar mais difícil se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por isso, é importante se organizar para garantir uma renda extra na velhice e depender menos da Previdência Social. 

O Tesouro Direto é uma opção interessante para juntar dinheiro para a aposentadoria por ser um investimento simples, que você mesmo administra. Há uma boa variedade de títulos de longo prazo, e as taxas de juros são atraentes se comparadas ao rendimento da maioria dos planos de previdência privada oferecidos pelos bancos. 

Antes, é preciso conhecer as características de cada título para saber quais são os mais adequados para acumular renda para a velhice. 

Quais são os títulos disponíveis? 

Há basicamente três tipos de títulos públicos:

Tesouro Selic (antiga LFT): Tem rendimento pós-fixado, ou seja, rende um pouquinho todo dia, com base na taxa Selic, que hoje está em 6,5% ao ano 

Tesouro prefixado (antigas LTN e NTN-F): O rendimento é prefixado, você sabe na hora da compra quanto vai receber de juros no vencimento 

Tesouro IPCA+ (antiga NTN-B): Sofre correção pela inflação medida pelo IPCA e paga mais uma taxa de juros, que também é conhecida no momento da compra. 

No caso do Tesouro prefixado e do Tesouro IPCA+, os títulos têm outras duas subdivisões: 

Com juros semestrais: Os juros são pagos ao investidor a cada seis meses.

Sem juros semestrais (também chamado de Principal): Os juros se acumulam e são pagos somente no vencimento.

Qual tipo de título escolher para a aposentadoria? 

O Tesouro IPCA+ sem pagamento de juro semestral, também conhecido como NTN-B Principal, é o título mais indicado para quem deseja acumular recursos para a aposentadoria. 

"É um papel de longo prazo cuja principal vantagem é garantir a reposição da inflação ao longo do tempo independentemente do que aconteça, ou seja, ele preserva o poder de compra. Além disso, ele paga uma taxa de juros real [acima da inflação] muito boa, hoje na casa dos 4% ao ano", disse Carlos Castro, planejador financeiro pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros). 

Qual prazo de vencimento escolher? 

Atualmente, o Tesouro Direto dispõe de três prazos de vencimento para títulos do tipo Tesouro IPCA+ sem juro semestral: 2024, 2035 e 2045. Ou seja, você pode escolher entre um papel que vencerá daqui a cinco anos, outro que vencerá em 16 anos e um terceiro com vencimento em 26 anos. 

"O ideal é você combinar o vencimento do título com a expectativa que você tem de se aposentar", disse Castro. 

Se você vai se aposentar daqui a 30 anos, a escolha é relativamente simples: compre o papel com o vencimento mais longo disponível, que é o Tesouro IPCA+ 2045. Se a sua previsão de aposentadoria é daqui a 20 anos, você precisará fazer uma combinação entre os títulos disponíveis mais próximos desse prazo: 2035 e 2045. 

"Vai precisar fazer um mix. Investir um pouco no título de 2035, que vai garantir a sua renda por seis anos, entre a aposentadoria [em 2039] e o vencimento do outro título [em 2045], e o restante aplicar no título que vence em 2045", afirmou Castro. 

A mesma lógica vale para quem vai se aposentar daqui a dez anos. Nesse caso, seu investimento deve ser distribuído entre os títulos com vencimento em 2024 e 2035. 

Quanto da minha renda devo investir? 

Segundo os especialistas, não há um "número mágico". Eles recomendam que você separe entre 10% e 20% da renda atual para montar sua previdência. Conforme sua renda aumentar, mantenha a mesma parcela para essa finalidade. 

Quanto antes você começar, mais tempo terá para acumular. Dessa forma, o seu esforço ao longo da vida será menor, e o volume acumulado na aposentadoria, maior. Por outro lado, se você decidir juntar dinheiro apenas a partir dos 50 anos, terá que destinar praticamente metade da renda, e ainda corre o risco de ver seu padrão de vida cair na aposentadoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES