Presença de urubus afasta clientes no Mercado do Peixe em Teresina

Atraídos pela carniça e fedentina, os bichos se aglomeram nos arredores do mercado e criam mal-estar entre os clientes, que associam a presença do bicho à falta de higiene do local

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presença constante de urubus no Mercado do Peixe, zona Leste da capital, tem afugentado os clientes que frequentam o local. Atraídos pela carniça e fedentina, os bichos se aglomeram nos arredores do mercado e criam mal estar entre os clientes, que associam a presença do bicho à falta de higiene do local.

Ciente do caso, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste) realizou uma capacitação com os vendedores do local, mas até o momento a ação não surtiu efeito positivo.

Quem frequenta o Mercado do Peixe esporadicamente se queixa da presença de urubus. “Moro na zona Sul e venho ao mercado sempre que possível, e toda vez tem esse cheiro de carniça pairando no ar.

As dependências do local estão limpas, mas antes mesmo de descer do carro a gente vê urubus lutando por pedaços de carne, chorume perto das lixeiras e isso causa um tremendo mal estar. Fico com medo desse cheiro passar para a comida”, denuncia o aposentado Francisco Rebelo Soares.

A limpeza do ambiente não é o problema. O gerente de serviços urbanos da SDU/Leste, Marcos Almeida, informa que a limpeza de lixeiras e manutenção do ambiente é feita diariamente, mas os urubus se deslocam ao local porque os permissionários do mercado têm o hábito de jogar os restos de animais no chão e nas proximidades das lixeiras. A carne em decomposição atrai as aves, que sobrevoam as dependências do mercado.

A SDU/Leste já havia recebido reclamações e, para prevenir incidentes desastrosos e prezar pela higiene do local, realizou campanhas preventivas com os permissionários e distribuiu panfletos educativos para todos eles.

“Já fizemos várias reuniões com eles explicando a necessidade de não alimentar os animais e entregamos até folders que explicam os riscos sanitários que essa prática representa. Mas pelo visto não serviu de nada para eles”, indica o gerente.

Entretanto, nem todos estão insatisfeitos. A feirante Lucilene Moura reconhece a importância dos bichos para o ciclo da vida e não se incomoda se eles estão lá buscando alimento.

“A gente acha ruim quando eles entram no mercado, mas a gente não pode lutar contra a natureza. A gente não pode tirar os bichinhos daqui porque senão quem vai limpar os restos de carne que jogam aqui? Os clientes, às vezes, acham ruim e reclamam dos bichos, mas a gente não pode fazer nada”, pontua.

Fotos: Moises Saba



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES