Presença obrigatória do farmacêutico em farmácias e drogarias do interior

As mudanças no horário da presença obrigatória do farmacêutico em farmácias e drogarias da capital e interior vêm sendo implementadas desde janeiro de 2017 e fiscalizadas pelo CRF-PI se estão sendo cumpridas.

Luiz Júnior | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Farmácias de pequeno porte ou redes com até 10 lojas, no interior do estado, terão que aumentar o horário da assistência do farmacêutico a partir de 1º de janeiro de 2022, de acordo com um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que está em vigor desde 2017, assinado pelo Ministério Público do Estado do Piauí, Conselho Regional de Farmácia (CRF-PI), Vigilância Sanitária Estadual, Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos e Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí.

As mudanças no horário da presença obrigatória do farmacêutico em farmácias e drogarias da capital e interior vêm sendo implementadas desde janeiro de 2017 e fiscalizadas pelo CRF-PI se estão sendo cumpridas. Agora o órgão está comunicando estabelecimentos e profissionais sobre a atualização para 2022.

Em Teresina, já está implantada a assistência farmacêutica plena, com presença do profissional por no mínimo 12 horas diárias, contemplando o horário das 8h às 20h.

Nas cidades de Bom Jesus, Campo Maior, Floriano, Parnaíba, Picos, Piripiri, Oeiras, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença, o farmacêutico deverá estar presente por, no mínimo, 8 horas diárias.

Luiz Júnior falou da importância da implementação do Termo a população. (Foto: Divulgação)

E a partir de janeiro próximo, as cidades de Altos, Barras, Batalha, Canto do Buriti, Cocal, Corrente, Esperantina, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Paulistana, Pedro II, Piracuruca, São João do Piauí e União deverão ter assistência farmacêutica por, no mínimo, 4 horas diárias.

Nos demais municípios do estado, os estabelecimentos devem dispor da assistência farmacêutica por, no mínimo, 4 horas diárias, com farmacêutico registrado em CRT, como rege o TAC.

O presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, destaca a importância da implementação do Termo para a população. “É garantia de mais qualidade na assistência farmacêutica na capital e interior, pois dessa forma, a população vai dispor de um profissional para orientar e tirar dúvidas sobre o uso racional de medicamentos”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES