Piauí deve receber R$ 150 mi em indenizações

Atualmente o território da Serra das Confusões é de 502 mil hectares.

Serra Vermelha | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado deve receber R$ 150 milhões em indenizações pelo território da Serra Vermelha. Para valorizar a preservação ambiental no Piauí, o território localizado no Sul do Piauí que ficou convencionado pelo nome de Serra Vermelha, será incorporado ao Parque Nacional da Serra das Confusões, que fica próximo ao território. Essa indenização é paga ao Estado porque o território, depois da incorporação, será da União, significando uma redução das terras públicas de propriedade do Estado.

Atualmente o território da Serra das Confusões é de 502 mil hectares. Com a expansão que compreende a Serra Vermelha, o território vai passar a ter 838 mil hectares. Isso significa que serão mais 336 mil hectares protegidos do Bioma da Caatinga. Essa área que agora se confirma como preservada já passou por diversos problemas e que se encaminha para uma solução. A unificação dos territórios foi a saída, mas também tinha um projeto de criação de um novo Parque Nacional no Estado.

O projeto a respeito do processo de expansão do Parque ainda está em andamento mas a expectativa é que até o fim do ano, esses trâmites sejam concluídos. ?É preciso a aprovação desse projeto para que a incorporação seja efetivada de fato, mas não existem empecilhos para tal ação, a avaliação é detalhada para o valor da indenização seja fechado e, em seguida, sejam transferidos os recursos para as contas do Estado?, explica o secretário estadual de Planejamento, Sérgio Miranda. Ele relata que essa é uma das pautas da visita do governador Wilson Martins, a Brasília nesta quarta-feira.

?Com a conclusão do projeto de expansão do Parque da Serra das Confusões, este se tornará o maior parque nacional do país, feito a ressalva daqueles localizados na região amazônica?, comenta o secretário estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira. Ele relata que ainda assim a Serra das Confusões consistirá na maior área de preservação do bioma da Caatinga. O território do parque nacional funcionará como um corredor ecológico que tem por objetivo proteger flora e fauna da região.

A área desta unidade ainda se encontra em estado primitivo de conservação, podendo ser encontrados inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, apresentando litogravuras nos paredões rochosos de valor histórico, científico e cultural. Está localizado no estado do Piauí, nos municípios de Caracol, Guaribas, Santa Luz e Cristino Castro, com a expansão outros municípios devem entrar nessa lista. O parque está a cerca de 620 km de distância da capital, e é gerenciado pelo Instituto Chico Mendes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES