Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Preservação de áreas verdes no Piauí pode gerar receita

Investidores poderão pagar pela preservação das matas piauienses

Compartilhe
Google Whatsapp

Em breve a preservação das áreas verdes no território piauiense será convertida em receita. É o que garante a plataforma Ativos Verdes do Piauí, programa projetado pelo Governo do Estado em parceria com a Brasil Mata Viva que previram em audiência nesta quarta (29) o inventário de uma área de aproximadamente 100 mil hectares de áreas verdes.

O programa tem como base o PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais), que gera como produto o Crédito Floresta. O crédito é  gerado a partir da preservação de áreas de florestas, sejam em propriedades rurais privadas ou em áreas de conservação pública,

“As iniciativas que desmatam, que causam alguma degradação, que emitem CO², seja do Piauí, do Brasil, inclusive, o governo português é um dos que tem interesse no nosso crédito floresta, até porque o Piauí é um dos pioneiros dos estados ou províncias do mundo a cumpir o acordo de Paris, o acordo das mudanças climáticas, e isso gera não só receita, mas receita que é aplicada à preservação das áreas que serão aplicadas”, explicou o governador Wellington Dias.

Governador Wellington Dias (Crédito: Reprodução )
Governador Wellington Dias (Crédito: Reprodução )

Os ativos verdes piauienses podem ser vendidos para empresas que desejam se consolidar como instituições socioambientalmente reconhecidas, o que as auxilia na obtenção de recursos em instituições financeiras com juros mais baixos. Para quem gera os ativos são geradas receitas para manutenção e proteção de 100% da área em preservação, além de investimentos em áreas degradadas como reflorestamento e recuperação de matas ciliares.

“As pessoas serão incentivadas a preservar, os produtores serão incentivados a preservar, os empresários que consomem e têm projetos serão incentivados a investir em preservação porque isso vai trazer benefícios para eles. Todas as partes vão ganhar gerando um ativo novo, que é um ativo verde”, garante o representante da Brasil Mata Viva, Olavo Noledo.

Próximos passos

Agora cabe à direção da Brasil Mata Viva apreciar o inventário apresentado pelo Estado com as áreas nativas que poderão gerar crédito floresta. A previsão é de que na próxima semana seja celebrado o contrato e lançada a plataforma Ativos Verdes do Piauí de oferta de créditos para preservação de floresta.

O secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, explicou sobre as tratativas legais para funcionamento do programa. “Toda a parte burocrática, de legislação, os normativos já foram aprovados pela Assembleia Legislativa, os decretos de regulamentação desse sistema de ativo verde já foram todo feitos. Aqui fizemos o detalhamento final com a Mata Viva para que a gente possa finalmente lançar esse programa”, informou.

Georreferenciamento

A audiência desta quarta também tratou com o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) sobre um programa que pode agilizar o georreferenciamento das áreas trabalhadas com o crédito. O monitoramento vai permitir saber quem são os proprietários e qual a localização exata das áreas.

Pioneirismo

A plataforma Ativos Verdes, do Piauí; e a Tesouro Verde, do estado de Goiás; saíram à frente e já estão buscando novos recursos externos que fomentem a preservação de suas florestas nativas. Mais informações podem ser acessadas no site a Brasil Mata Viva, para acessar clique AQUI.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×