Presidente da APPM participa de reunião com técnicos da Missão ONU

Foram analisados programas e projetos do Piauí.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Associação Piauiense de Municípios, Gil Carlos Modesto, participou na tarde de segunda-feira (11) da programação das atividades da Missão Multidisciplinar com foco no Desenvolvimento Humano – Missão ONU, no auditório da SEPLAN.

A Missão é composta de uma delegação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud/ONU) formada por seis integrantes, sendo uma representação do PNUD de Nova Iorque, outro da FIDA e quatro da PNUD no Brasil, além de técnicos de análise de dados.

Na ocasião, foram analisados os programas e projetos do Piauí e o impacto dos mesmos na Agenda 2030, que representa um conjunto transformador de compromissos para erradicar a pobreza, proteger o planeta, promover igualdade de gênero, entre outros. A Agenda ainda representa uma confluência histórica de diferentes processos das Nações Unidas que abordam os principais desafios de desenvolvimento e humanitários, com vistas na aceleração de atingimento do IDH alto.

Segundo Gil Carlos, o encontro teve como objetivo trabalhar alguns pontos relevantes sobre a situação social, econômica e sustentável do Piauí visando elevar o índice de desenvolvimento humano no Estado. No encontro, os técnicos propõem  melhorias para algumas regiões do Estado e ouviram o que pode ser feito, a partir do ponto de vista do gestor municipalista.

“O Piauí é um Estado que nos últimos 15 anos teve uma elevação significativa no seu Índice de Desenvolvimento Humano, mas a meta do Piauí até 2025 é chegarmos a um status de desenvolvimento humano alto, considerado 0,8. A APPM vê isso com entusiasmo, vamos procurar articular junto com os municípios para que os gestores compreendam as linhas centrais, os pilares desses objetivos, para que a gente consiga alcançar essa meta. Existem municípios com um índice alto, mas existem ainda aqueles que estão abaixo. Há uma heterogeneidade e o que queremos é uniformizar esse grau de desenvolvimento. Por enquanto, três territórios foram selecionados pelos técnicos para aplicar algumas ações. Cocais, Vale do Itainha e Serra da Capivara, a partir deles queremos multiplicar essas ações para os demais”, explicou o presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES