Presidente da FMS consegue estoque de soro para mais 30 dias em Teresina

Dr. Gilberto disse que, caso faltasse o soro, as cirurgias teriam que ser suspensas, inclusive as de urgência

Presidente da FMS consegue estoque de soro para mais 30 dias em Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, se reuniu nesta quinta-feira (11), com empresários e firmou acordo para garantir o abastecimento de soro e dipirona para os próximos 30 dias na rede hospitalar do município.

A cidade está com o estoque baixo de soro e dipirona, e com a falta, as cirurgias eletivas e até de urgência, ficariam prejudicadas.

Em entrevista ao Jornal Agora, da Rede Meio Norte, o presidente da FMS disse que chegou a ir ao Ministério da Saúde, mas o grande problema é a falta de matéria-prima. Mas, junto a fornecedores, conseguiu um estoque de soro para os próximos 30 dias.

Presidente da FMS consegue estoque de soro para mais 30 dias em Teresina - Foto: Ascom

"Há mais ou menos três meses que a gente acompanha o planejamento de compras, e percebemos essa dificuldade. Então nós fomos ao Ministério da Saúde, tivemos reuniões em Brasília, São Paulo, Campo Grande, buscando solução. O problema é que falta matéria-prima para produzir o invólucro do soro. Os frascos de soro estão em falta, então nesse ponto ai, nem o Ministério da Saúde conseguiu resolver. Temporariamente, conseguimos adquirir um estoque junto a nossos fornecedores que juntaram esforços e conseguiram um estoque de soro para os próximos 30 dias", disse Gilberto.

Dr. Gilberto disse que, caso faltasse o soro, as cirurgias teriam que ser suspensas, inclusive as de urgência.

"Sem soro nós não temos como operar um paciente. Esperamos que nesse prazo, aí que o nosso estoque está garantido, consigamos recompor essa matéria-prima no mercado", falou.

O presidente da FMS falou ainda que, um dos responsáveis pela falta da matéria-prima é o mercado chinês, pois eles tiveram que parar o funcionamento do parque industrial devido nova onda da Covid-19 e todo o mundo consome insumos hospitalares oriundos da China.

A falta de insumos é  nacional e hospitais e farmácias em todo o Brasil relatam falta de medicamentos. O Conselho Federal de Farmácias já  listou mais de 40 medicamentos em falta. Entre eles, dipironas, paracetamol  e amoxicilina com clavulanato, explica Gilberto Albuquerque.

"Claro, que outros insumos tendem a ter dificuldade de reposição no mercado. Nós temos, por exemplo, a Heparina em falta, nós temos a Ocitocina, nós temos outros insumos como antibióticos também que estão em falta no mercado. A vigilância sanitária nacional, ANVISA, liberou uma lista com os 20 principais medicamentos em falta, isso é o que ela liberou, existem outros que estão em dificuldades de fabricação", disse.

Em Teresina, a falta de medicamentos prejudica o atendimento de pacientes com dengue. Até mesmo nas farmácias privadas existe essa dificuldade de encontrar certos remédios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES