Presidente da Monsenhor Chaves confirma Corso no dia 11 de fevereiro

Ênio Portela diz que o teresinense vai ter Corso em local ainda a ser definido.

Ênio Portela, presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Ênio Portela, anunciou nesta segunda-feira, 21, no Programa Banca de Sapateiro da TV Jornal Meio Norte, que a Prefeitura de Teresina vai realizar o melhor carnaval da capital piauiense.

Segundo ele, a demanda está reprimida. Afinal de contas, o povo não tem carnaval há 2 anos. “Vamos ter o Corso no dia 11 de fevereiro e o carnaval em Teresina, no período de 18 a 21 de fevereiro”, diz, enfatizando que apesar de decisão judicial impedindo a realização de grandes eventos na Avenida Raul Lopes no trecho entre a Ponte Estaiada e a Ponte da Primavera, o corso será realizado.

“Vamos apresentar opções para o prefeito Dr. Pessoa para decisão do melhor local. O certo é que o Corso será realizado, pois é desejo do prefeito, da população”, diz o presidente da Fundação, enfatizando que a expectativa para retomada do carnaval é muito grande. 

“Será um evento bem elaborado e organizado pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves e com apoios da STRANS, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar. Vamos fazer uma festa para o povo”, declarou, explicando que a decisão judicial será respeita.

Presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (Ravena Lages)

Ênio Portela afirma que a festa carnavalesca será mais descentralizada, com incentivo aos blocos e eventos em mais de 30 bairros. Ele também destacou o suporte às escolas de samba como forma de resgatar essa tradição cultural. 

“As escolas estão paradas há muito tempo e vamos conversar com as agremiações para que elas consigam se reestruturar e fazer um carnaval para todos”, afirmou, enfatizando que a Fundação vai voltar com a abertura de editais para escolha da melhor marchinha, do rei e rainha do carnaval. Queremos voltar a ter carnaval alegre e feliz em Teresina”, diz Ênio.

Ênio Portela, presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (Ravena Lages)

Balanço

O presidente da Fundação destaca que o ano de 2022 foi produtivo. Apesar de ter iniciado os grandes eventos somente em maio por conta da pandemia, foi possível realizar importantes eventos. “Havia uma grande demanda reprimida e o setor cultural foi o mais prejudicado com a Covid, sendo o primeiro a parar e o último a retomar suas atividades”, declara, explicando que o prefeito Dr. Pessoa priorizou a descentralização da cultura. 

“Fizemos muitos eventos na ponte estaiada, nos bairros e levamos entretenimento e cultura para os teatros e também nas áreas externas dos espaços de cultura como forma de convidar as pessoas ao teatro”, comenta.

Ênio Portela citou ainda os projetos mantidos pela Fundação em parceria com a Associação dos Amigos da Orquestra de Teresina, como Orquestra Sinfônica, Orquestra Sanfônica, Banda 16 de Agosto, Orquestra de Violões e Band Escola. “Esses projetos tiveram aumento de 20% no apoio financeiro, pois o prefeito entende a importância social dessas ações, que atendem mais de 1 mil alunos com aulas de música”, comenta.

Eventos

Na entrevista, Ênio Portela diz que a Prefeitura de Teresina realiza ao longo do ano uma série de eventos no estacionamento da Ponte Estaiada, como feiras gastronômicas, de música. “O espaço virou uma praça do povo, uma área de efervescência cultural e artística, que une esporte e lazer”, afirma, destacando que Dr. Pessoa tem preocupação em dar atenção especial aos ambulantes, garantindo a eles toda estrutura de energia, espaço demarcado e segurança e citou o Cajuína Pop, que marcou o retorno da música autoral piauiense às ruas. 

“Foram quatro dias de evento com mais de 200 ambulantes. Temos testemunho de ambulantes que dizem arrecadar em dois dias de eventos o que seria conquistado em um mês”, explica.

Ênio citou ainda o Bolachada, evento com os amantes do vinil, o Metal Solidário e declarou ainda que os eventos têm cunho social, pois em todos eles, o público pode comparecer e levar 1 kg de alimento não perecível. 

Aliás, ele explica que a campanha Natal Solidário tem postos de coletas em vários pontos de Teresina, como teatros, bibliotecas, além dos próprios eventos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES