Presidente do CRM renuncia para não conceder registros

O documento foi apresentado em uma reunião na noite de segunda-feira e foi protocolado no dia seguinte.

Avalie a matéria:
Bley diz, em carta, que renunciou para evitar crise de consciência | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) renunciou nesta terça-feira para não ser o responsável por conceder os registros provisórios a profissionais formados no exterior. Alexandre Gustavo Bley escolheu se basear em Martin Luther King para criticar o programa Mais Médicos. Ele cita o líder do movimento dos direitos civis na epígrafe da carta em que anuncia sua decisão de sair do órgão.

O documento foi apresentado em uma reunião na noite de segunda-feira e foi protocolado no dia seguinte. Nesta terça-feira, os oito primeiros registros começaram a ser concedidos pelo órgão. Segundo o CRM-PR, até a próxima semana, um total de 20 registros provisórios devem ser expedidos para os médicos, que trabalhão em 12 cidades diferentes.

Bley, que se negou a dar entrevistas, usa o trecho atribuído a Luther King para reafirmar sua posição. ?E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta?. Ele argumenta que foi criado um ?arcabouço legal? para o funcionamento do programa, e que, neste caso, ?a lei se dissocia da ética?.

?Confesso que prefiro a vergonha da renúncia a ter que conviver com a vergonha de ter traído a minha consciência, pois quando um indivíduo abre mão de suas convicções, perde sua identidade e o significado de sua existência?, explica.

Em seu lugar, entra Maurício Marcondes Ribas. Segundo o CRM-PR, o novo presidente informou que há inconsistências nos dossiês enviados pelo Ministério da Saúde. Ele disse também que assume a responsabilidade pela legitimidade da documentação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES