Presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues é demitido

A demissão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial e traz a assinatura do ministro da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, foi exonerado do cargo nesta terça-feira (26). A demissão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial e traz a assinatura do ministro da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni. 

 Rodrigues é ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem doutorado em engenharia. Ele estava no cargo desde 22 de janeiro e comandava o órgão do MEC responsável por exames como o Enem. 

 

Demissões e polêmicas

 

A demissão de Rodrigues é a mais recente em uma série de mudanças nos cargos do alto escalão do MEC e se soma a outras polêmicas que envolvem a área da educação no governo. O ministro Ricardo Veléz Rodríguez está no centro de uma crise política e uma "guerra interna". Recentemente, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que o MEC precisava de um "freio de arrumação". 

 Nesta terça-feira, o MEC revogou uma portaria do Inep que previa novas regras para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A portaria anterior definia que a medição da qualidade da alfabetização das crianças só seria feita a partir de 2021. 

 Por causa dessa decisão, a engenheira e professora Tania Leme de Almeida pediu demissão do cargo de secretária de Educação Básica do Ministério da Educação. Em sua despedida, ela disse que seu pedido de demissão é o "preço que paga" em sua luta por uma educação de qualidade. 

Além da saída do presidente do Inep e da secretaria de Educação Básica, o MEC enfrenta indefinição sobre quem será o "número 2 da pasta". Três nomes já foram indicados, mas o posto está vago. A mais recente indicada, Iolene Lima, pediu demissão oito dias depois de ser anunciada. Antes dela, Rubens Barreto da Silva já tinha assumido o lugar de Luiz Antônio Tozi.

 

     

Marcelo Camargo/Agência Brasil 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES