Presidente do TCE-PI é homenageado pelo Instituto Rui Barbosa

Homenagem foi no Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do TCE-PI, Olavo Rebelo e o conselheiro substituto Jaylson Campelo receberam a placa “Pais fundadores dos Tribunais de Contas”, em alusão às três principais personalidades que contribuíram para a criação das Cortes de Contas no Brasil: Manoel Alves Branco, Ruy Barbosa e Serzedello Corrêa. 

A homenagem concedida pelo Instituto Rui Barbosa durante o XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil que aconteceu de 22 a 24 de novembro, em Goiânia/GO, e teve como tema “Controle Externo: aprimoramento na adversidade”. A temática escolhida reflete a consciência do aprofundamento da crise, a necessidade e a oportunidade para o aprimoramento.

A homenagem simboliza o reconhecimento dos esforços na consolidação do trabalho de fiscalização dos Tribunais de Contas. O presidente do IRB, Sebastião Helvécio, destacou atuação dos  TCs para ações de controle mais efetivas em cada órgão.

As entidades que congregam os membros dos TCs brasileiros se comprometeram a intensificar a participação no processo legislativo e se aproximar do Judiciário. Na atuação dos tribunais, vão incentivar a participação da sociedade no controle social e ampliar o monitoramento das políticas públicas e educação.

Os conselheiros Kléber Eulálio, Luciano Nunes, Lilían Martins, Abelardo Vilanova, Kennedy Barros e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente participaram do Congresso.

Ao final do 29º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, os participantes aprovaram a Declaração de Goiânia, reiterando o apoio dos órgãos de controle externo à Proposta de Emenda Constitucional n° 22/201, que modifica a forma de ingresso de ministros e conselheiros e cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas. Outras decisões foram priorizar o aprimoramento do Marco de Medição de Desempenho, que avalia, a cada dois anos a atuação dos tribunais, e repudiar a extinção do TCM do Ceará.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES