Presidente Temer cancela viagem que faria a países asiáticos

A suspeita é de que o presidente esteja com infecção urinária

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por recomendações médicas, o presidente Michel Temer cancelou a viagem que faria para quatro países asiáticos. Ele passou o primeiro dia do ano de repouco no Palácio do Jaburu, residência oficial. A suspeita é de infecção urinária, mas, em nota, o Planalto negou a doença do presidente.

Por causa do problema, Temer também não passou o réveillon na base naval da Restinga de Marambaia, no litoral do Rio de Janeiro, com a família, como planejava. No dia 13 de dezembro, o chefe do Executivo fez um procedimento de desobstrução da uretra no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Recebeu alta no dia 15.

Em mais de 45 dias, Temer foi operado três vezes. O peemedebista está sendo medicado desde quinta, 28, com acompanhamento médico. Segundo a agenda oficial de hoje, Temer terá despachos interno às 10h no Planalto.

Apesar do problema de saúde, Temer quer estar com força máxima para que o governo consiga aprovar a reforma da Previdência Social, que está marcada para 19 de fevereiro. Por ser um ano eleitoral, o Planalto terá tarefa difícil em votar a pauta. São necessários 308 no primeiro e no segundo turno na Câmara dos Deputados, além da aprovação de 60% do Senado, também em dois turnos.

Neste recesso, o mercado espera que a equipe política atual tenha o mesmo desempenho que obteve na virada de 2015 para 2016, ainda como oposição. Na época, o grupo de aliados de Temer reverteu a vantagem dos petistas na votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Agora, o Executivo precisa angariar mais apoio para a reforma passar no Congresso.

Segundo cálculos preliminares, seriam necessários cerca de 50 votos a mais para a aprovação do texto. Grande parte do mercado já descarta a aprovação. Além de ser um ano eleitoral, a data não favorece a situação do governo. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para o dia 19 de fevereiro, que é uma segunda-feira, dia da semana em que, normalmente, a Casa está vazia.

Além disso, essa será a semana seguinte ao carnaval, dificultando o trabalho dos articuladores do Planalto em fazer o corpo a corpo para buscar apoio dos parlamentares. O Executivo sabe que, quanto mais próximo das Eleições de 2018, que ocorrerão em outubro, mais resistência terá para conseguir votar a reforma. O recesso parlamentar acaba no dia 2 de fevereiro, que é uma sexta-feira.

A seu favor, o Planalto terá que disponibilizar verbas e emendas parlamentares ainda no primeiro semestre do ano, diante das regras eleitorais. Com a medida,o peemedebista poderá acelerar os mimos aos deputados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES