Pressão arterial deve ser aferida nos dois braços e nas pernas

A orientação é que na primeira consulta os médicos meçam a pressão nos quatro membros do paciente: nos dois braços e nas duas pernas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudos recentes apontam que a pressão arterial deve ser medida nos dois braços do paciente, uma vez que pode variar entre os membros, o que indicaria um risco aumentado de doença vascular periférica. A informação foi divulgada no site da revista The Lancet, considerada a publicação médica mais influente do mundo.

Segundo a última atualização das diretrizes de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a pressão deve ser aferida nos dois braços. A orientação é que na primeira consulta os médicos meçam a pressão nos quatro membros do paciente: nos dois braços e nas duas pernas - o que nem sempre acontece.

O cardiologista Victor Lira (CRM-PI 4447) declara que a prática de medir a pressão apenas em um braço se deve ao fato de que a medição arterial não é apenas o único recurso utilizado para se detectar doença vascular periférica. Existem outros indicadores e/ou fatores, durante o atendimento ao paciente, que podem indicar uma possível doença arterial. ?A aferição da pressão nos dois braços é a ideal, principalmente na primeira vez que o clínico atende ao paciente, mas não significa que seja uma regra, já que esta é apenas uma das várias práticas adotadas pelo médico no procedimento clínico?, afirma o especialista.

Diretrizes, aqui no Brasil, recomendam uma investigação mais aprofundada apenas nos casos em que a medição da pressão apresentar uma diferença superior a 20 mm Hg entre os dois braços. De acordo com a revisão, a diferença de pressão sistólica acima de 15 milímetros de mercúrio (mm Hg) entre os dois braços está associada ao maior risco de ter uma das artérias parcialmente obstruída. Seria o caso, por exemplo, de um paciente ter a pressão arterial de 120 mm Hg por 80 mm Hg (12 por 8) em um dos braços e de 140 mm Hg por 80 mm Hg (14 por 8) no outro. A diferença de 140 para 120 é 20, o que levaria o paciente a realizar exames mais específicos para confirmar o diagnóstico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES