Previsão do Tempo: Norte, Nordeste e Sudeste têm alerta de “perigo” para chuvas

Os alertas de “Perigo Potencial”, indicados pela mancha amarela no mapa, apontam que o Sul do país enfrentará tempestades

Previsão do Tempo: Norte, Nordeste e Sudeste têm alerta de "perigo" para chuvas | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de "Perigo" e "Perigo Potencial" devido aos riscos apresentados pelas tempestades, chuvas intensas e acumulados previstos para sexta-feira (8). Todas as regiões do país serão afetadas pelos fenômenos, com destaque para Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Manaus e parte do Nordeste, onde a intensidade deve ser maior. 

Nas regiões mencionadas, os avisos de cor laranja alertam para a previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos de até 100 km/h, com riscos associados, incluindo corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Os alertas de "Perigo" permanecem em vigor até as 10h de sexta-feira (8). No sudeste, a previsão indica acumulados de chuva, enquanto no Norte e Nordeste são esperadas chuvas fortes.

Os alertas de "Perigo Potencial", indicados pela mancha amarela no mapa, apontam que o Sul do país enfrentará tempestades até as 12h de sexta-feira. Espera-se chuva entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo. Contudo, o risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos é considerado baixo. 

Além desses eventos, são previstos acumulados de chuva em parte do litoral de São Paulo, juntamente com chuvas intensas em todas as regiões do estado. Essas condições climáticas devem persistir até as 10h de sexta-feira.

🌧 PREVISÃO PARA ALGUMAS CAPITAIS

No Rio de Janeiro, onde tanto a mancha laranja quanto a amarela estão presentes, são esperadas muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo da sexta-feira. As temperaturas variarão entre 23°C e 28°C. São Paulo, sob a mesma condição, também terá seu dia impactado pela nebulosidade, com previsão de pancadas e trovoadas, enquanto as temperaturas oscilarão entre 21°C e 29°C.

Rio Branco, afetada pelo aviso de "Perigo", terá condições climáticas semelhantes às outras capitais, com temperaturas entre 24°C e 32°C na sexta-feira. O mesmo padrão se repete em Fortaleza, com máxima de 28°C e mínima de 25°C. Em Porto Alegre, onde são esperadas tempestades, a sexta-feira será marcada por muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre 23°C e 29°C na capital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES