Previsão é de chuva para boa parte do país nesta quarta-feira, 21; confira!

Entre os dias 19 e 26 de fevereiro, são previstos grandes acumulados de chuva nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste

Previsão é de chuva para boa parte do país nesta quarta-feira, 21 | Foto: Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas em várias partes do país durante esta quarta-feira (21). Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul devem ser as regiões mais impactadas. 

Além disso, a tempestade tropical Akará, identificada pela Marinha do Brasil como resultado da evolução de um ciclone subtropical na costa Sul do país, pode exercer influência sobre o clima. No Rio de Janeiro e em São Paulo, prevê-se precipitação ao longo do dia de quarta-feira (21). No Rio, as temperaturas deverão oscilar entre 22°C e 32°C, enquanto em São Paulo não devem ultrapassar os 25°C.

Os alertas laranjas, abrangendo todas as regiões do país, apontam para condições climáticas perigosas, incluindo risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas atmosféricas. É aconselhável evitar abrigar-se sob árvores durante rajadas de vento e evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de publicidade. Já a área amarela indica um perigo potencial devido à chuva menos intensa, porém o Inmet recomenda precauções semelhantes às do estágio mais grave.

Previsão é de chuva para boa parte do país nesta quarta-feira - Imagem: Divulgação/Inmet

TEMPESTADE AKARÁ

Até quinta-feira (22), conforme informações da Marinha do Brasil, a tempestade tropical Akará, situada entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, não deverá se aproximar da costa. Contudo, as embarcações na área marítima sul do Brasil devem permanecer vigilantes em relação ao ciclone tropical, localizado aproximadamente a 650 km a sudeste de Florianópolis e com deslocamento inclinado para o sul. Prevê-se que o ciclone não cause grandes impactos na costa.

Devido às condições atmosféricas persistentes e ao aumento dos ventos, o ciclone foi classificado como tempestade e recebeu o nome "Akará", que significa um tipo de peixe na língua Tupi, de acordo com a lista oficial de ciclones anômalos (subtropicais ou tropicais) da Marinha para o Brasil. Não se espera que o ciclone se transforme em um furacão.

PREVISÃO

Segundo o Inmet, entre os dias 19 e 26 de fevereiro, são previstos grandes acumulados de chuva nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Em Salvador, onde há um alerta laranja, são esperadas chuvas isoladas e trovoadas, com temperaturas variando entre 25°C e 31°C. 


Em Curitiba, as condições devem ser semelhantes, com temperatura máxima de 23°C e mínima de 17°C. Em Manaus, a manhã será predominantemente sem chuva, porém o restante do dia contará com muitas nuvens, chuvas isoladas e trovoadas, com temperaturas variando entre 26°C e 36°C.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES