Previsões indicam mais chuvas para o Nordeste na 2ª quinzena de abril

Para a segunda quinzena de abril, projeções indicam aumento significativo de chuvas.

Mais previsão de chuvas para o Nordeste | Karen Teixeira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

☔ Nos últimos dias, diversos açudes na região Nordeste têm registrado eventos de sangria, sinalizando uma melhoria na segurança hídrica para a população local. Esse fenômeno, que ocorre quando os reservatórios transbordam, é um indicativo positivo das condições das reservas de água acumuladas na região. Para a segunda quinzena de abril, projeções indicam aumento significativo de chuvas.

Fatores: Um fator relevante é a formação de um sistema frontal entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, previsto para o início da próxima semana, por volta de segunda (15) e terça-feira (16). Segundo o ECMWF, modelo confiável de previsão meteorológica, esse sistema deve organizar a circulação de ventos e umidade atmosférica, resultando em pancadas de chuva em toda a região Sul e possivelmente no Sudeste.

🌧️   Causa: À medida que a frente fria avança para longe do continente, ela pode auxiliar no transporte de umidade para a porção leste do Nordeste, contribuindo para a formação de um cavado na costa da Bahia. Esse fenômeno, amplificado pela amplitude da frente fria no Atlântico, tem o potencial de promover a circulação de umidade ao longo da costa leste do Nordeste, beneficiando áreas como Bahia, Sergipe e Alagoas.

Onde chove: Entre os dias 15 e 22 de abril, há uma tendência de chuvas elevadas no litoral norte do Nordeste, porção central do Piauí, Ceará, centro-leste do Maranhão e na costa leste da região, especialmente na Bahia. A umidade associada ao deslocamento do sistema frontal e ao cavado na costa contribui para a manutenção dos níveis dos reservatórios na região.

Previsão: Para a semana seguinte, de 22 a 29 de abril, a previsão indica um panorama semelhante, com condições úmidas predominando na costa norte e leste do Nordeste, inclusive no interior da região. O aquecimento do Atlântico tropical é apontado como um fator que contribui para a formação de chuvas sobre a região, o que é crucial para a preservação dos níveis dos reservatórios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES