PRF lança campanha sobre risco de uso de celular ao dirigir

Mais de 23 mil foram multados por usar celular ou falta de atenção

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) lançou nesta segunda-feira (25) a campanha #DesConecta Trânsito ON Celular OFF, para orientar sobre os riscos do uso do celular no trânsito por condutores de veículos e pedestre

Segundo dados da PRF, a falta de atenção foi responsável por quase 40% dos 48 mil acidentes em rodovias federais no primeiro semestre. O uso crescente do celular no Brasil tem feito com que a combinação celular/direção aumentem em mais de 400% as chances de acidentes, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ou seja, o motorista perde, no mínimo, cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.

A pesquisa constatou também, que 78% dos adolescentes e jovens dos Estados Unidos declaram já ter lido mensagens de texto ao volante e 71% afirmaram já terem escrito mensagens enquanto dirigiam.

Embora a prática seja considerada infração de natureza média e passível de multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário, a PRF multou mais de 23 mil condutores por falta de atenção ou uso do celular ao volante somente no primeiro semestre de 2016.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES