PRF retém carreta transportando carga indivisível com risco de acidente

A carreta emplacada em Campo Grande/MS transportava uma escavadeira hidráulica LIEBHEER, modelo R964C de Recife/PE para Altamira/PA

Carreta foi parada por policiais | PRF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Policiais Rodoviários Federais do Posto da PRF de Valença, no Km 207 da BR 316, retiveram, na manhã de ontem (8), um carreta transportando carga indivisível por irregularidade na documentação de autorização.

A carreta emplacada em Campo Grande/MS transportava uma escavadeira hidráulica LIEBHEER, modelo R964C de Recife/PE para Altamira/PA. Depois de parada para fiscalização os agentes da PRF verificaram que o transporte era feito de forma irregular.

A princípio, ficou constatado que o veículo de tração não tinha capacidade o bastante para puxar a carga. A potência deste veículo está indicada para até 60 toneladas. Este dado é registrado pelo fabricante na estrutura do veículo.

Restou levantado pela fiscalização que o peso total formado pelo

veículo (27t) e carga (67,7t) somam 94,7 toneladas, 34,7 toneladas além

da capacidade motora do veículo tracionador. Esta circunstância propicia dificuldade de dirigibilidade, levando ao risco potencial de acidente, por acelerado desgaste dos componentes mecânicos do veículo.

A fiscalização conseguiu também observar que a Autorização Especial de Tráfego-AET, obrigatória para este tipo de transporte, estava

discordante da situação encontrada. Na AET estava registrado que a carga pesava apenas 39t, em desacordo com o peso registrado no Certificado de Transporte, no qual constava 67,7t.

Estando, portanto, configurado o excesso de peso e excesso sobre a

capacidade de tração do veículo, bem como irregularidade na Autorização Especial de Trânsito, a carga ficou retida no posto da PRF até que seja providenciada a regularização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES