Primeira defesa de dissertação acontece nesta sexta-feira

Lógica de formação de governos é o tema abordado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira defesa de dissertação do Programa de Mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI) acontecerá nesta sexta-feira (09). O mestrando Vítor Sandes, sob orientação do professor Cleber de Deus, apresentará à banca examinadora o trabalho cujo tema é "A lógica da formação de governos no estado do Piauí de 1987 a 2007". A defesa ocorrerá a partir das 15h, no auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

A primeira dissertação de Mestrado em Ciência Política analisa o processo de formação de governos ao longo de 20 anos. A pesquisa tem como pressuposto o arranjo formado em 1980 com democratização do país, que possibilitou a entrada de novos atores políticos tanto na disputa do governo federal quanto estadual.

Para análise da formação dos governos entre os anos de 1987 e 2007, Vítor Sandes considerou os cargos eletivos e não eletivos. O primeiro diz respeito aos chefes do Executivo e as bancadas eleitas do Legislativo estadual, enquanto o segundo refere-se aos nomeados para ocupar as Secretarias de Estado. "Analisei a formação de governos e as secretarias. A partir daí, verifiquei os padrões na nomeação de partidários para a composição do secretariado", afirmou o mestrando.

Depois de dois anos de pesquisas, Vítor constatou que a lógica de formação de governos segue um padrão partidário, havendo uma desproporção entre o número de cadeiras conseguidas na ALEPI e os postos ocupados pelo partido do governador nas secretarias do governo. "O chefe do executivo tende a nomear a grande maioria do seu secretariado com filiados ao seu partido", diz em sua dissertação.

O trabalho de Vítor, aliás, preenche a escassez de trabalhos acadêmicos sobre a política piauiense. "Além de fazer uma análise da nossa política, a dissertação visa, em parte, suprir essa deficiência que nós temos", finalizou o mestrando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES